Envelhecimento e Ciência serão abordados em evento virtual

O 1º Workshop Envelhecimento e Ciência será realizado nesta quinta-feira, 11, a partir das 14h. O evento será virtual e aberto a toda a comunidade, por meio deste link no Google Meet. As inscrições podem ser feitas neste link e haverá emissão de certificado.

O workshop faz parte da ação de extensão “Universidade da Maturidade: UFMS aberta à pessoa idosa (UMA/Unapi/UFMS)” e o intuito é abordar o envelhecimento numa perspectiva de popularização da ciência, “ou seja, entender o que é a velhice, o envelhecimento ativo e todas as variáveis a partir do conhecimento científico, do que se produz de Ciência sobre o assunto. Estamos em momento bastante oportuno para fazer essa discussão, da importância da Ciência para gerar mais qualidade de vida, mais saúde, mais conhecimento de mundo”, explica a coordenadora da divulgação do projeto Universidade da Maturidade, Katarini Miguel.

A programação é composta por palestras e também por um debate a partir de perguntas dos participantes. “Na perspectiva da Saúde teremos a participação da professora Karla Giacomin que é professora de Gerontologia na PUC de Minas Gerais e na UFMG e já presidiu o Conselho Nacional da Pessoa Idosa, e o professor Ramon Penha da UFMS, que é doutor em Enfermagem na Saúde do Adulto e atua na área. O professor Guilherme Passamani, também da UFMS do curso de Ciências Sociais, irá trazer um olhar mais social, mais antropológico, irá dar essa visão do que é o envelhecimento nessa perspectiva. E eu farei uma participação no sentido de colocar a Comunicação como eixo importante para a divulgação do que é o envelhecimento, para a visibilidade das questões relacionadas ao tema e para a popularização da ciência”, apontou a professora.

Mais informações sobre a Universidade da Maturidade: UFMS aberta à pessoa idosa (UMA/Unapi/UFMS) e sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail envelhecimentoativoufms@gmail.com.

Texto: Ariane Comineti