Entrevista com a chapa Juntos Somos UFMS

O processo de escolha do(a) novo(a) Reitor(a) e do(a) novo(a) Vice-Reitor(a) já está em andamento e terá, no dia 4 de agosto, a consulta à comunidade. Veja entrevista com a chapa Juntos Somos UFMS.

Marcelo Turine TurineeCamila_web

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto/SP (1991). Mestre em Inteligência Artificial pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos – ICMC/USP (1994). Doutor em Ciências da Computação (Engenharia de Software)(1998) pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e Pós-Doutor em Políticas Públicas pela PUC-SP(2002). É professor Associado da Faculdade de Computação, atua na graduação e pós-graduação. Criou o Laboratório de Engenharia de Software (LEDES). Foi coordenador de extensão da UFMS (de 2004 a 2007). É atual Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

Por que quer se tornar Reitor da UFMS?

Temos compromisso com a sociedade e usaremos nossa experiência em gestão pública administrativa, científica, tecnológica e de inovação para, juntamente com uma equipe ciente da missão, realizar uma gestão inovadora, transparente e de muito diálogo, pautada na integração, modernização, valores humanos e senso de pertencimento.

Quais as principais propostas da sua chapa para a administração da Universidade em uma época de crise financeira como a que vivemos?

Estamos cientes dos desafios e adotaremos 4 medidas: mérito, competência, comprometimento e alteridade como critérios para escolha de líderes, para uma gestão eficiente e eficaz; trabalho em equipe, resultado do somatório das competências individuais para, juntos, realizarmos a missão – a integração dos colaboradores nos campi será fundamental por meio da Reitoria Itinerante e Gabinete Digital, com participação através da transmissão online dos conselhos – ; racionalidade no uso do orçamento e captação junto às instituições governamentais e não governamentais; e planejamento estratégico coerente, factível, ousado e responsável.

De que forma pretende incentivar a pesquisa e contribuir para o aprimoramento constante dos professores?

Ampliaremos o Programa de Qualificação e Capacitação de Professores. Fortaleceremos pesquisa e pós-graduação, para alavancar a graduação vinculada à pós e aumentar o orçamento ministerial. Criaremos a Agência de Integração e Desenvolvimento de Projetos, para auxiliar na captação de recursos e prestação de contas, e o Portfolio Institucional das competências e habilidades dos professores, técnicos, alunos e laboratórios. Revisaremos regimento, estatuto e normas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, com simplificação e atendimento à missão e ao marco legal da ciência, tecnologia e inovação, que propicia agilidade na geração de conhecimentos e na celebração de parcerias. Tais propostas reduzirão peso nas tarefas burocráticas e administrativas dos professores, permitindo que se concentrem na pesquisa e orientação.

Quais as propostas para aprimorar a qualidade e as condições de trabalho dos servidores técnico- administrativos?

Técnico-administrativos são cruciais para a excelência na gestão, ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. Nosso programa prioriza a valorização da equipe, queremos equipes motivadas, efetuando trabalhos coletivamente e em sinergia. Ampliaremos o Programa de Qualificação e Capacitação de Técnicos. Investiremos na infraestrutura de atendimento aos servidores e criação de áreas de convivência e atividades culturais, esportivas e recreativas. Redimensionaremos a força de trabalho por unidade e serão definidos critérios objetivos, transparentes e de mérito para distribuição de vagas e apoio à implantação da jornada flexível para técnico-administrativos por unidade, de acordo com a legislação. Na saúde, implantaremos trabalho proativo de atenção ao servidor e fortaleceremos o PAS.

Quais as propostas para melhorar o atendimento aos acadêmicos?

Graduandos e pós-graduandos são a razão de ser da UFMS. Em nossa caminhada detectamos desafios, entre eles: fortalecer graduação e pós-graduação; revisar e ampliar estágios; ampliar infraestrutura e atendimento do RU nas 3 refeições; criar e expandir estrutura de alimentação nas unidades; viabilizar moradia estudantil e creches; ofertar wifi em toda UFMS; criar áreas de vivência e ações científicas culturais; ampliar bolsas de iniciação científica, ensino, pesquisa, extensão, permanência, esporte e cultura; incentivar prática esportiva; ampliar serviços online para alunos; refinar divulgação de eventos; maximizar uso dos espaços de ensino; criar a Pró-Reitoria de Assuntos e Articulação Estudantil, para aumento do diálogo com alunos e ampliar programa de estágios e de egressos; aumentar a segurança com treinamento da vigilância, adequação e ampliação do transporte interno, com “carona amiga” e aplicativos móveis de segurança, melhoria da iluminação e videomonitoramento.

Camila Ítavo

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), em Minas Gerais. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), em Campo Grande. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Doutora em Zootecnia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, São Paulo. É professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS. Atua na graduação e na pós-graduação, nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Aprovou e foi a primeira tutora do PET da graduação em Zootecnia. Coordenou e participa de projetos de ensino, extensão e pesquisa e inovação apoiados pelo CNPq e pela Fundect. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e atualmente é a Diretora da FAMEZ.

Por que quer se tornar Vice-Reitora da UFMS?

Por poder contribuir com a melhoria da formação dos graduandos e pós-graduandos, no ensino, pesquisa e extensão, aumentando o impacto social, tanto na formação profissional quanto na interação com a sociedade. A Vice-Reitoria tem papel crucial no relacionamento interno e externo da UFMS, exercendo função complementar e suplementar à Reitoria na busca da excelência.

Como vê a gestão da universidade?

Sou da 1ª turma do Mestrado em Ciência Animal da UFMS e hoje docente e Diretora da Famez. A UFMS melhorou em vários aspectos, mas deve avançar. Para tanto, será preciso revisar as normas vigentes; mapear, padronizar, simplificar, otimizar, agilizar e desburocratizar os processos administrativos; integrar os diferentes sistemas de informação; implantar processo eletrônico para garantir agilidade e transparência na tramitação das solicitações; realizar planejamento estratégico e plano diretor das unidades, para que a UFMS se torne protagonista do desenvolvimento socioeconômico de MS e do País. Nossa gestão firma compromisso com toda a equipe, de diálogo, transparência, honestidade, responsabilidade e competência em gestão.

Quais são os principais desafios para a gestão?

Devemos estar em sintonia com a sociedade, trabalhar em rede, com a integração das pessoas. Realizar a modernização dos espaços com um olhar humanizado a quem trabalha, estuda e utiliza os serviços da UFMS. Modernizar e consolidar as unidades destinadas às práticas profissionais e assegurar o HU como hospital escola da UFMS. Nossa meta principal é a melhoria da graduação e pós-graduação, baseados em qualificação da equipe, em um plano de metas a curto, médio e longo prazo (contemplando contratação de servidores e melhoria de infraestrutura), além do cuidado e valorização por meio do fortalecimento da PROGEP. Como proposta também, o cuidado e acompanhamento dos alunos de graduação e pós-graduação, com a criação da Pró-Reitoria de Assuntos e Articulação Estudantil. Pretendemos fortalecer o diálogo com todas as unidades por meio da Reitoria Itinerante e do Gabinete Digital, com transmissão de todas as reuniões de conselhos superiores.

Como vê o cargo para o qual concorre?

A UFMS deve ter na Vice-Reitoria uma articulação entre pró-reitorias, comunidade acadêmica e diretores, com autonomia para dialogar em nome da gestão, para trabalho em conjunto em prol da Instituição. Quem irá exercer o mandato precisa conhecer o funcionamento da UFMS, ter apreço por seus valores e coragem para inovar, bem como manter bom relacionamento interno e externo, com vistas a atuar conjuntamente com o Reitor, em total sinergia.

E como gerir num momento como o atual, de crise no País?

Devemos pensar o momento como oportunidade e vamos trabalhar em 2 frentes: 1ª: aproveitar nosso conhecimento para trazer recursos e parcerias, melhorar o ambiente de ensino, pesquisa, extensão e a atividade administrativa e incentivarmos parcerias institucionais. 2ª: com integração e modernização pretendemos tornar os processos de gestão internos simplificados, céleres, transparentes, eficientes e preferencialmente eletrônicos. Monitoraremos os resultados de investimentos institucionais; com fortalecimento da matriz orçamentária descentralizada e transparente, com critérios pré-definidos.

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