UFMS participa da 1ª Feira do Trabalho de MS

Na próxima segunda-feira, 26, acontece a 1ª Feira do Trabalho de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), no estacionamento da Câmara Municipal, a partir das 8 horas. O evento, que é uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MS) e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande, vai oferecer à população, serviços essenciais, como a emissão de carteira de trabalho, da cédula de identidade, atendimento médico, orientação jurídica, entre outros serviços.

Na tarde de hoje, 20, as entidades parceiras se reuniram na Câmara Municipal para tratar dos detalhes operacionais da programação, que vai funcionar durante todo o dia 26, das 8 às 17 horas. À noite, a partir das 19 horas serão realizadas palestras com foco no mercado de trabalho, abordando a questão do trabalho infantil, em referência ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

A UFMS, parceira da ação, vai oferecer orientação jurídica na área do Direito do Trabalho e Seguridade Social, durante o evento. A ação faz parte dos projetos de extensão: “Práticas Jurídicas em Direito do Trabalho” e “Práticas Jurídicas em Seguridade Social”, desenvolvidos com alunos do curso de Direito da Instituição.

Para o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esportes, professor Marcelo Fernandes, afirmou que esse tipo de evento o estimula a agregar colegas, alunos cursos e faculdades para realizar mais ações nesse sentido. “Quando olho um evento como esse, proposto por muitas instituições, públicas e privadas, em prol de óbvios interesses da sociedade, sinto que a UFMS poderia fazer muito mais e melhor nesse sentido, enfatizou.

Para Vladimir Struck, Superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, essa é a primeira de uma série de eventos previstos pela Superintendência do Mato Grosso do Sul, para “regionalizar os serviços”. Já está confirmada outra ação com a Unidade Móvel da Superintendência, em agosto, no bairro das Moreninhas, o maior de Campo Grande. Depois, em setembro, também será realizada uma atividade na UFMS, em outubro, na UEMS, em novembro, no bairro Aerorancho e em dezembro no shopping Bosque sos Ipês. A ideia é aproximar as instituições da sociedade. Começamos com 12 parceiros, e hoje somos 23”, revelou Struck.

Marcos Mattioli, diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande, na segunda-feira inicia-se um ciclo que será o primeiro de muitos eventos para a realização de serviços essenciais. “Já estamos fechando o calendário para o ano todo com entidades parceiras,  para que a Feira do Trabalho se consolide e fortaleça”, declarou.

O evento é gratuito. Para participar das palestras que acontecem à noite, é necessário fazer a inscrição no site da Câmara Municipal: http://www.camara.ms.gov.br/escola-legislativo