Enfrentamento à violência contra a mulher é tema de palestras on-line

Nesta quinta, 9, e sexta-feira, 10, será realizado o debate on-line “Práticas e Alternativas para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres”. A palestra aberta ao público integra o encerramento do curso de extensão “Direitos Humanos e Violência contra a Mulher”, desenvolvido pelo Observatório sobre a Violência contra a Mulher, da Faculdade de Direito, em convênio com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (Semu) e a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande.

A coordenadora da ação Ynes da Silva Félix explica que as palestras fazem parte do último módulo, que foi aberto para toda a comunidade. “Decidimos abrir não só pelo fato de estarmos encerrando [o curso], mas também porque são temas de interesse da comunidade. Como no on-line temos a possibilidade de abrir mais vagas para o debate, resolvemos convidar a todos para participar conosco”, explica.

O curso foi oferecido em 10 módulos com o objetivo de promover a capacitação de pessoas que têm interesse no assunto, como gestores públicos, estudantes e outros segmentos da sociedade. “O curso foi ofertado no ano passado, abrimos em maio. Tínhamos vagas para estudantes da UFMS, de outras instituições, da rede de enfrentamento à violência e também pessoas de outras áreas. Tivemos mais de 300 inscrições, pessoas do Brasil inteiro se interessaram”.

Nas palestras que serão realizadas nesta semana, o tema será debatido por profissionais que atuam na área. Na quinta-feira, participam a pesquisadora Estela Escandola e a defensora pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Thais Dominato. Na sexta-feira, o debate será promovido pela ex-secretária nacional da Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Aparecida Gonçalves, e a subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini.

“Esse último módulo trata exatamente da rede de enfrentamento à violência contra a mulher com pessoas que estão ligadas às políticas e ações desenvolvidas, aos órgãos públicos. São pessoas atuantes na área”, enfatiza a professora da Fadir.

Nos dias 9 e 10 de junho, os interessados em participar do debate podem entrar na página da Fadir para acessar o link das palestras.

Texto: Mylena Rocha