Encontro reúne participantes e egressos da Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Encontro realizado neste sábado, 14, reuniu egressos e participantes dos 13 anos de trajetória da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), que desde então passou por diferentes etapas. A Unapi foi criada como um projeto de extensão em 2011 e passou a ser um Programa Institucional, em 2018. Além do reencontro, a reunião permitiu o compartilhamento de memórias e aprendizados que marcaram a vida dos profissionais, que à época eram estudantes, assim como dos idosos participantes.

“A Unapi tem ressignificado a vida de quem passa por aqui, é uma transformação na vida profissional e pessoal. É muito gratificante ver que as pessoas querem se encontrar, que os estudantes hoje são profissionais que atuam com idosos e que os participantes foram marcados pela experiência”, afirma a coordenadora do Programa Sou Idoso UFMS, Suzi Miziara, que atuou na criação da Unapi quando ainda era um projeto de extensão.

A coordenadora do Programa Sou Idoso UFMS destaca o crescimento que a Universidade Aberta à Pessoa Idosa teve ao longo dos anos. “Hoje, a Unapi é um programa institucional que tem dado muitos frutos, cresceu muito, tem mais de 50 atividades sendo ofertadas. Eu fico muito feliz de ver essa transformação de 2011 para cá. Nós estamos conquistando espaço para essas pessoas e é isso que a gente sempre quis”, pontua.

A ideia da confraternização partiu da aposentada Mariana Clemente, que entrou para a Unapi em 2012. “Fiquei por quatro anos e amava. Eu nunca esqueci, sempre tive saudades. E pensei: por que não? Temos que aproveitar que ainda dá tempo de se abraçar, de se encontrar. Entrei em contato com alguns colegas, comecei a procurar o pessoal da Fisioterapia nas redes sociais. Falei com a professora Suzi, ela gostou muito da ideia e aqui estamos nessa reunião maravilhosa”.

Para a aposentada, o então projeto trouxe aprendizados, companhia e diversão para sua vida. “Era muito divertido, era um passatempo maravilhoso. Eu sempre amei exercícios, gostava de fazer pilates, as atividades de circuito, as brincadeiras. Eu me sentia uma criança, era maravilhoso. Também gostava muito das aulas para falar sobre nossos direitos dos idosos, aprendi muito com estudantes da Odontologia, da importância da gente cuidar da dentição”, relembra.

Maria Célia Oliveira Uehara frequenta as atividades da iniciativa desde 2011 e foi outra das idosas que aderiu à ideia do encontro. “Atualmente, eu faço as aulas com horta. Quero continuar até quando for possível porque esse projeto significa muito para mim, me trouxe saúde e entendimento da idade que vai chegando. Por causa dos exercícios que aprendi com essa turma da Fisioterapia, hoje vivo sem dor. Eu nunca esqueço dos ensinamentos, são para a vida inteira”.

Para a idosa, uma das características centrais do Programa é permitir a troca intergeracional. “Essa reunião permite a gente ver o resultado dos ensinamentos da Unapi para as meninas que participavam e eram tão novinhas, tão tímidas. Hoje estão todas formadas e dá orgulho porque a gente colaborou com a formação delas. Elas aprenderam muito conosco e nós também aprendemos com elas. A Unapi é isso, os jovens juntos com os idosos, juntos aprendendo com os outros”.

A fisioterapeuta Cinthia Yumi Ide se formou na UFMS em 2017 e também esteve presente na reunião. Segundo a profissional, o Programa assumiu um papel central na sua formação. “Eu entrei [na Unapi] no primeiro semestre da faculdade e permaneci até o último. Meu projeto de pesquisa em iniciação científica foi baseado em envelhecimento saudável. Acompanhar o projeto e ver toda a evolução que ele teve é algo maravilhoso, dá um calorzinho no coração saber que tudo isso continua sendo feito”.

“Não tem como separar a Unapi do cuidado, atenção, carinho e acolhimento com o idoso. Eu vejo como isso colaborou com a minha formação profissional, observo no meu cotidiano. Às vezes não é um tratamento que meu paciente idoso precisa, mas de meia hora de conversa, ele precisa desse acolhimento e presença, de que você esteja ali como pessoa. A Unapi me ensinou muito que é preciso de um humano cuidando de outro humano”, completa Cinthia.

Outra participante da confraternização foi a fisioterapeuta Patrícia de Oliveira Soares, que se formou em 2016 e participou da Unapi durante sua graduação. “Foi uma experiência de aprendizado da Fisioterapia, mas também foi uma vivência em comunidade, me ensinou como a gente pode transformar a vida de outras pessoas com gestos. É muito importante para quem está em formação sair com esse olhar humano, com o ensinamento que os idosos participantes trazem pra gente. São coisas que a faculdade não tem como ensinar, só pela vivência com esses pacientes que se tornam nossos amigos. Eu sentia muita saudade de todos e por isso fiz questão de revê-los, é muito gratificante”.

Unapi
Desde 2018, a Universidade Aberta à Pessoa Idosa é um Programa Institucional de Extensão que tem por objetivo organizar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações para valorizar a pessoa idosa.

O objetivo da iniciativa é proporcionar aos participantes a inclusão, o acolhimento, a convivência e a permanência no ambiente universitário. As atividades de cultura, esportes, lazer, saúde, tecnologia, artes e conhecimentos gerais estão distribuídas na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim e Três Lagoas.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Alíria Aristides e Nélida Navarro