Encontro para comunicadores aborda mudança de cultura e segurança no trânsito

Como parte da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), estão abertas as inscrições para o Encontro de Comunicadores que será realizado em parceria com a UFMS, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, da Cidade Universitária, no dia 19 de setembro, a partir das 19h. A iniciativa é gratuita e voltada a estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas aqui.

O Encontro de Comunicadores, com o tema Segurança de Trânsito: uma pauta urgente para os comunicadores, terá duas mesas-redondas. Na primeira, será abordada a temática da Comunicação como base de uma mudança de cultura no trânsito, com a participação da diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS e coordenadora-geral do Programa de Rádio e TV de Educação e Conscientização do Trânsito, Rose Mara Pinheiro; do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-Intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde, Roberto Victor Pavarino Filho; e do secretário-executivo de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa Hozano de Souza.

Na segunda mesa-redonda, a diretora de programação do programa Tá na Rua, Priscilla Traue, e o diretor de arte da Rádio Blink e criador do programa Horário de Pico, Sami Naief, irão falar sobre a Segurança no trânsito, uma oportunidade de comunicação

O encontro busca aumentar o interesse, o conhecimento e a compreensão sobre a segurança no trânsito por profissionais da comunicação, considerando como parâmetro o Guia para Jornalistas para Cobertura de Segurança no Trânsito. “A cobertura jornalística ou a produção de conteúdo tradicional de mortes no trânsito nos revelam a necessidade de um aprofundamento no assunto que não passa apenas por relatar dados estatísticos, mas por questionar e buscar novos meios de comunicar um tema tão relevante de saúde pública”, explica o assessor especial de Comunicação do Detran-MS, Robson Dantas.

Programação – A Semana Nacional do Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e é celebrada anualmente entre 18 e 25 de setembro em todo o país. Órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação, fiscalização e engenharia.

Neste ano em Mato Grosso do Sul, o tema serão os sinistros de trânsito e o impacto em diversos setores da sociedade com uma série de eventos. A abertura será no dia 18, a partir das 14h, no auditório do Detran-MS com o simpósio Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde. “Esse é um evento muito importante para os gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o Estado, por isso abrimos para a transmissão pelo YouTube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Além dos debates, o Detran-MS realiza nos dias 21, 27 e 28 de setembro uma ação educativa voltada aos motoentregadores. As atividades serão nos shoppings e no centro da cidade, com o objetivo de sensibilizar os motociclistas para um comportamento seguro no trânsito. O órgão também aborda o tema por meio de uma campanha nas redes sociais, internet e televisão.

Mais informações e a programação completa da Semana Nacional de Trânsito no Estado podem ser acessadas na página do Detran-MS

Texto: Ariane Comineti, com informações do Detran-MS