Encontro debate agricultura irrigada e impactos das mudanças climáticas

O 1º Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada da Região Centro-Oeste será realizado nos dias 14 e 15 de junho no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. O evento propõe debater estratégias relacionadas à produtividade no setor. 

O encontro é realizado em parceria com o Instituto Inovagri. O coordenador da ação de extensão e professor do Câmpus de Chapadão do Sul, Ricardo Gava, explica que o objetivo é debater os recursos hídricos e sua utilização na agricultura. 

“Quando falamos em agricultura irrigada, não tratamos apenas de sistemas de irrigação, mas de toda uma estrutura, que envolve manejos, a utilização de coberturas que melhorem a infiltração da água no solo, que diminuam a temperatura da superfície do solo e, com isso, promovam a redução da evaporação da água. Vamos tratar de recursos hídricos, de maneira geral”, exemplifica.

Para o coordenador, o evento é importante para Mato Grosso do Sul por abordar as dificuldades enfrentadas pelo setor do agronegócio na região. Entre os desafios impostos pelo clima, ele cita a escassez de chuvas. “O Estado sofreu muito nos últimos tempos, principalmente com as secas e os veranicos – que é a falta de chuva em plena estação chuvosa. Isso prejudicou a produção das culturas agrícolas”, detalha.

Com mesas redondas e palestras, o debate será promovido por especialistas de diferentes partes do país. “Teremos a participação de professores, pesquisadores e estudantes de ciências agrárias. O tema é amplo, então, não necessariamente precisa ser um especialista da área para participar, é um evento que trata da variação climática e como isso afeta a produtividade da nossa região”, enfatiza o coordenador.

Também serão debatidos temas como a abertura de áreas em solos  arenosos, viabilidade econômica de irrigação, inovações tecnológicas na engenharia da irrigação e drenagem agrícola, agricultura irrigada e produção animal, eficiência hídrica em empreendimentos agropecuários, agricultura de baixo carbono, agricultura 4.0 e as novas oportunidades profissionais, sustentabilidade no agronegócio, sistemas integrados de produção agropecuária, irrigação e fertilidade de solos em regimes intensivos de produção, tecnologias de mudas e sementes, e controle de pragas e doenças agrícolas.

O encontro é gratuito, mas os interessados devem fazer a inscrição no formulário para garantir as vagas. Confira a programação completa aqui.

Texto: Mylena Rocha