Encontro debate a Filosofia Antiga e divulgação científica na Cidade Universitária

A Cidade Universitária sedia na segunda-feira, 28, a mesa “Filosofia Antiga e Antiguidades em foco”. O evento será realizado no auditório Arquiteto Jurandir Nogueira, próximo às dependências do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a partir das 19h. A participação é aberta a todos os interessados. 

No encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer a antiguidade greco-romana e compreender as relações com as vivências econômicas e sociais do mundo atual. A coordenadora, Cristina Agostini e o professor Carlos Eduardo da Costa Campos, ambos da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), irão apresentar também as pesquisas e projetos relacionados ao tema com a comunidade escolar, com o objetivo de demonstrar como é a prática da divulgação científica.

“Mostraremos para o público como os residentes fizeram a preparação dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com dinâmicas que envolvem conceitos aristotélicos como família, crematística, lucro, felicidade e moeda para receberem, então, a exposição ‘Um dia no museu’, que traz réplicas do Museu de Arqueologia da UFMS, de moedas antigas, e dissemina o acervo do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro”, detalha a coordenadora do evento.

O debate também abordará questões relacionadas à busca pelo lucro, que já eram tema de reflexões para o filósofo grego Aristóteles. “[Buscamos] trazer ao público um olhar mais cuidadoso, para o que estamos fazendo com nosso próprio dinheiro e nosso futuro. Muitas vezes, descurando do que realmente importa, acumulamos coisas que não serão utilizadas e, no limite, irão poluir nosso planeta”, pontua.

A mesa é uma realização da Fach dentro da campanha Dia Mundial da Filosofia (Unesco) em Mato Grosso do Sul. Além da UFMS, outras instituições como a Universidade Federal da Grande Dourados e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participam da campanha, com ações que serão realizadas de agosto a novembro.

“O objetivo é a criação do Fórum de Filosofia e Ciências Humanas do estado, com lançamento previsto para 16 de novembro, data estabelecida pela Unesco para celebração do Dia Mundial da Filosofia em 2023”, explicou o professor Weiny César, que é um dos organizadores da campanha. Além do projeto de extensão Ágora, coordenado pelo professor da UFMS, fazem parte da organização os projetos Mídia Ciência, da UEMS, e Paideia Pantaneira, do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone.

O debate do dia 28 é aberto ao público e os interessados não precisam realizar inscrição. 

Texto: Ariane Comineti