Considerando os mais de 65 mil egressos da Universidade, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) promoveu o 1º Encontro de Ex-alunos da UFMS durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o intuito de aproximá-los e promover um momento de troca de experiências vivenciadas distantes da instituição. Na ocasião, também entrou em debate a criação de uma associação.
“Essa ideia surgiu em 2018 para 2019. Nós achamos que seria muito interessante conhecer um pouco da trajetória desses egressos e o que eles estão fazendo. A partir disso, fizemos um formulário e começamos a ter respostas, e muitos deles diziam no formulário que gostariam de contribuir com a universidade. Então esta reunião é o amadurecimento dessas várias aproximações que nós estamos fazendo com os ex-alunos. E agora culminou com a SBPC, uma reunião para mostrar um pouco os nossos ex-alunos, o que é a universidade hoje, como ela se constitui e qual a dimensão social de produção de conhecimento que ela tem”, afirmou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri.
Após apresentar os dados colhidos a partir do formulário, Ana Rita apresentou um projeto para a fundação de uma associação de ex-alunos e teve total apoio dos que estavam presentes, a exemplo do engenheiro civil, Moacir Lacerda, formado em 1977. “É importante uma associação, no sentido de não somente esse grupo retribuir à Universidade, por todos os benefícios que trouxe para nossa geração, como também de alguma maneira contribuir na revitalização e fortalecimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, destacou.
A vice-reitora Camila Ítavo também marcou presença, ao terminar seu mestrado na UFMS em 2004. “Sinto que essa reunião contribui para o desenvolvimento da cultura de ser UFMS e de amar a universidade”.
Ana Rita Barbieri ressalta que o intuito da associação não é de captar recursos financeiros, e sim para promover uma integração aos ex-alunos em prol de benefícios em geral para a UFMS. Os interessados em participar, devem preencher o formulário online, disponível no link.
Texto e fotos: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)