Nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho, a UFMS recebe o encontro da Rede Nacional de Educação e Ciência (RNEC) 2018, com o tema “Despertando os novos cientistas do Brasil: Um olhar sobre o Novo Ensino Médio”.
A professora Anamaria Paniago, do curso de Medicina, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS, ligado à RNEC, e é presidente da comissão organizadora do evento. Segundo ela, todos os anos os grupos participantes se reúnem para apresentar as atividades desenvolvidas, realizar trocas de experiências e planejamento de ações.
“A Universidade tem como missão devolver à sociedade os conhecimentos gerados e também estimular jovens para o estudo da ciência. Esperamos que este encontro sirva também de inspiração a novos grupos acadêmicos com os mesmos propósitos”, disse.
O evento contará com mesas redondas, palestras e oficinas. A abertura será no dia 6 de junho às 17h, seguida de apresentação artística e a palestra “O novo ensino médio: como a Universidade pode ser parceira”. No dia 7 serão realizadas palestras com as sessões Jurassic Park e inovações na educação, além de oficina e sessão de experiências. No dia 8 o foco será ensino e extensão na UFMS e no dia 9 a programação é restrita para associados do RNEC.
O evento será realizado no Complexo Multiuso. Para conferir a programação completa do evento, acesse: http://educacaoeciencia.org/node/129
A RNEC surgiu em 1985 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e hoje é constituída por 34 grupos de pesquisa. A Rede atua para melhorar o ensino e a popularização da ciência no país, desenvolver materiais educacionais e novas estratégias para ensino inclusivo na área das ciências da natureza.
Texto: Talita Oliveira (estagiária do curso de Jornalismo/7º semestre)