Encontro celebra os 35 anos do curso de Engenharia Elétrica na Cidade Universitária

O curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), comemora 35 anos de história com uma celebração especial nesta quinta-feira, 23. Professores, estudantes e egressos estarão reunidos em uma cerimônia de integração e celebração ao legado do curso, a partir das 19h, no Auditório 2 do Complexo Multiuso 1. Confirme sua presença no link.

A celebração dos 35 anos do curso visa reconhecer a trajetória de sucesso, homenageando os docentes e egressos da primeira turma. Egresso e atual coordenador do curso, Tiago Henrique de Abreu Mateus expressa entusiasmo com a comemoração. “Este marco não apenas ressalta a história do curso, mas também oferece um momento singular para reencontrar colegas de diferentes épocas e prestar homenagens merecidas aos dedicados professores que moldaram nossas trajetórias. Será uma ocasião especial para compartilhar experiências, rever amizades e celebrar a contribuição vital de professores que dedicaram uma vida à Educação. Este evento não apenas marca uma conquista de 35 anos, mas representa um compromisso contínuo com a formação de profissionais excepcionais capazes de enfrentar os desafios em constante evolução da sociedade “, ressalta.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, também é egresso do curso e ressalta a importância de comemorar este momento. “O curso de Engenharia Elétrica é uma das engenharias mais antigas e tradicionais da nossa Universidade. Diversos estudantes passaram pelo curso e tiveram a oportunidade de ter a sua vida transformada, para atuarem profissionalmente tanto aqui no Mato Grosso do Sul quanto em nível nacional e em nível mundial. Fico muito feliz de ver a transformação do curso ao longo desse tempo. Muitos professores, experientes que passaram, já se aposentaram, deixaram um legado muito importante”, destaca.

A professora da Faeng Andréa Teresa Riccio afirma que não poderia haver data mais propícia para a celebração, já que hoje é comemorado o Dia do Engenheiro Eletricista. “Nesta comemoração, serão homenageados a primeira turma de Engenharia Elétrica, à qual pertenço, e os professores que nos auxiliaram nesta jornada. Alguns desses professores estão aposentados, enquanto outros, ainda na ativa, em breve estarão desfrutando do merecido descanso. Houve uma evolução significativa desde a primeira turma até os dias atuais. Não tínhamos computadores, internet ou celulares. Já imaginaram a vida assim? No entanto, era exatamente essa a nossa realidade! Mesmo diante desses desafios, nos tornamos ótimos profissionais, capacitados e atuantes até hoje, adaptando-nos à evolução tecnológica”, encerra.

Ao longo da noite, serão homenageados os nove primeiros professores do curso Amâncio Rodrigues da Silva Junior, Anísio Neto da Silva Júnior, Evandro Mazina Martins, Jair de Jesus Fiorentino, Jéferson Menguin Ortega, Paulo Irineu Koltermann, Pedro Henrique Cox, Sergio Massafumi Okano e Valmir Machado Pereira.

O encontro também promoverá aos participantes sessões de networking, com compartilhamento de histórias, desafios e sucessos. Além disso, o evento estimula o debate sobre as tendências e inovações em Engenharia Elétrica e os próximos passos do curso.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Arquivo pessoal dos professores