Ao longo de toda a semana diversos grupos e artistas regionais se apresentaram para os participantes da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Neste sábado (27), o encerramento da SBPC Cultural no Dia da Família na Ciência terá apresentações de ballet, dança de salão, circense, de corais e músicos regionais, além de um arraial.
Toda a programação será no Palco Cultural. Às 9h apresentam-se os grupos de ballet do Núcleo de Estudos em Dança e Movimento da UFMS (Nedem) seguidos das artes circenses do grupo Los Pantaneros. Às 10h sobem ao palco integrantes dos projetos Coral Infantil e Coral da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) e às 10h30 a apresentação será do Coral de Trombones, todos da UFMS.
Ao meio dia o show será com o instrumentista e compositor Marcos Assunção . O artista é graduado em Música pela Universidade e gravou seu primeiro CD instrumental “Tô Chegando” por meio do prêmio Nacional do Projeto Pixinguinha em 2008 Prêmios Produção (FUNARTE/RJ). Em 2011, gravou o segundo CD instrumental “Eu, a viola e Eles” por meio do Fundos de Investimentos Culturais (FIC) e em 2018 lançou o terceiro CD instrumental “Viola Pantaneira Urbana” pelo edital Economia Criativa. Apresentou-se como concertista e palestrante em importantes eventos culturais pelo Brasil, América do Sul e Europa. Dentre eles estão: Festival de Inverno de Bonito (MS); Festival América do Sul Pantanal em Corumbá (MS); Universidade de Antofagasta no Chile; no “Festival Tensamba” em Madri e Barcelona; no “I Festival Internacional de Jazz em La laguna”, no II Ciclo de Guitarra no projeto Mousike na Espanha.
Às 13h Zé Pretim e ZeDu fazem releituras da música sul-mato-grossense, do Brasil e do mundo com vozes, violões e guitarras. De acordo com a divulgação “Zé Pretim é Blues Man juramentado com uma performance testada e aprovada em aparições no Jô Soares, no Raul Gil e por onde quer que se apresente. Uma linda voz, uma guitarra de sonoridade universal e uma leitura impressionante de clássicos como ‘Asa Branca’, ‘Chico Mineiro’ e ‘Rio de Piracicaba’, entre outras. ZeDu é o compositor entusiasta da nossa cultura sul-mato-grossense. Também dono de uma voz personalíssima e interpretação de rara beleza na execução de canções tanto de sua autoria como ‘Manoel Menino de Barros’, ‘Fases e Luas’ e ‘Alma Guarani’, quanto nos clássicos ‘Mercedita’, ‘Chalana’ e ‘Trem do Pantanal’”.
No período vespertino, às 15h Los Pantaneros retornam ao palco para mais um espetáculo circense e às 15h30 o grupo Bailah. O objetivo do projeto é ensinar a dança de salão e capacitar seus alunos para a produção de coreografias e espetáculos através de aulas, oficinas e cursos dos mais variados estilos de dança de salão.
Às 16h30 o grupo Pé de Moleque do CCI Vovó Ziza irá animar o arraial com uma quadrilha e às 18h o Trio Zabumba Morena encerra a SBPC Cultural deste ano.
Texto: Ariane Comineti – com informações e fotos de divulgação dos artistas