Empresas Juniores iniciam processos seletivos

As empresas juniores da UFMS deram início, no mês de março, aos processos seletivos para recrutamento de recursos humanos. Cada empresa estabeleceu as estratégias adotadas na seleção, contando com a consultoria da psicóloga e psicodramatista-didata, Silvana Paschoal Sisti. De acordo com o chefe da Divisão de Empreendedorismo e Ambiente de Inovação, Jardel Matos, ao participar desses processos os acadêmicos se preparam melhor para a inserção no mercado de trabalho, já que os formatos são semelhantes. “É um processo muito rico, pois quanto mais estudantes se engajarem nas EJs, mais sólido se torna esse movimento dentro da UFMS e esse é um dos nossos objetivos”, destacou Jardel.

Na Cidade Universitária, por exemplo, a Engefour, que reúne oito cursos, recebeu mais de cem inscritos, que participaram da fase de dinâmicas. A próxima etapa são as entrevistas e os aprovados integrarão o programa de treinamento da empresa. A Verus, do curso de Direito, recebeu 21 inscritos que participam como trainees de atividades durante quatro semanas nas áreas da empresa. Para a Effectus Júnior, da Escola de Administração e Negócios, foram 91 inscritos que participarão de três etapas seletivas: dinâmica, entrevista e programa de treinamento. A EJ Apetite, do curso de Nutrição, realizou pela primeira vez um processo seletivo e recebeu 30 inscrições. Desses 14, foram aprovados e participarão como trainees durante duas semanas.

Em Três Lagoas, a Factiva, do curso de engenharia de produção, recebeu 28 inscritos que irão passar por três fases de seleção: envio de currículo, dinâmica em grupo e entrevista. O objetivo da Factiva é buscar dez novos empresários juniores para contribuírem com o crescimento do movimento de empresas juniores no município.

Para o coordenador de gestão da Effectus, Gustavo Gorki Scandarolli, o workshop realizado pelo Programa UFMS Jr., em parceria com a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), em fevereiro, ajudou a aperfeiçoar as dinâmicas e entrevistas aplicadas, garantindo uma maior justiça e candidatos mais qualificados para a última etapa, o programa de treinamento. A diretora de gestão de pessoas da Apetite, Vanessa Chaves, também participou do workshop com a psicóloga Silvana Sisti e destacou a importância na formulação do processo seletivo. “Fiquei bem feliz em ver tantas pessoas interessadas, principalmente do primeiro semestre. E acho que esse é o impacto, os alunos estão nos reconhecendo como uma EJ e mais conscientes da nossa importância dentro do nosso curso”, pontuou. Os processos de seleção devem ser finalizados em abril.

Texto: Vanessa Amin