Empresas incubadas na UFMS são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As oito empresas alocadas na Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime) são preocupadas com o equilíbrio ecológico e possuem como princípio o desenvolvimento sustentável. Elas têm metas e ações voltadas para a redução dos impactos ambientais de seus produtos e serviços, e são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas de ação global da ONU visam alcançar, até 2030, o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis.

“Para que as empresas sejam aprovadas no edital de seleção e sejam devidamente incubadas pela Pime, elas devem ter como diferencial a inovação dos produtos ou serviços oferecidos, potencial mercadológico, potencial de internacionalização, devem estar relacionadas à bioeconomia, além de outros critérios. O fato de estarem alinhadas aos ODS só contribui para que elas sejam escolhidas, pois vai ao encontro dos princípios de sustentabilidade socioambiental da UFMS”, explica a assistente em administração da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual, Evelyn Espíndola.

A Labmol Vet realiza testes sorológicos em animais, domésticos ou não, e atende aos ODS 3, 8, 9, 12, 15 e 17. Não há emissão de carbono e todos os resíduos gerados pela empresa recebem tratamento adequado, de acordo com as preconizações legais atendidas pela UFMS.

A Escola em Foco realiza a cobertura e produção audiovisual de crianças dentro das escolas e atende aos ODS 3, 4, 5, 8, 10, 12 e 16. O objetivo relacionado à igualdade de gênero (5) encontra-se bastante presente, tendo em vista que a maioria dos integrantes da empresa são mulheres que viram na oportunidade de empreender a possibilidade de conquistar sua independência financeira, e inclui diversidade em todo o programa educacional.

As empresas Eng Soluções Tecnológicas e ENG Energia desenvolvem soluções para a área de energia e atendem aos ODS 8, 9, 11, 12 e 17, e realizam o devido tratamento dos gases emitidos.

A D-modulo é uma empresa de design e tecnologia que busca simplificar e tornar sustentável o processo de construir, através de sistemas modulares pré-fabricados digitalmente com o uso de materiais de fonte renovável, como a madeira de reflorestamento. A sustentabilidade é uma das propostas de valor dos produtos da empresa, que geram impactos ambientais positivos e colaboram, principalmente, com o ODS 11, na capacidade de projetar construções mais seguras, adequadas e a preços acessíveis, por meio de ferramentas de planejamento e de integração de processos e tecnologias na área da construção civil; o ODS 12, a partir de metodologias de desenvolvimento de produtos dedicadas a gerir e tornar eficiente o uso dos recursos naturais necessários; e o ODS 13, fazendo o uso de materiais de fontes renováveis e contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa. O uso da madeira de reflorestamento, por exemplo, contribui diretamente para a manutenção das florestas, que absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio.

A Indext desenvolve soluções tecnológicas para a pecuária que auxiliam o produtor a melhorar a produtividade e reduzir custos. Uma das soluções de monitoramento bovino permite ao produtor acompanhar o estado de saúde do rebanho, podendo incentivá-lo na adoção de ambientes que forneçam maior bem-estar aos animais, ao mesmo tempo que diminuem a emissão de carbono da atividade, implementando o ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura.

A Sobios é a primeira empresa de terapia celular e medicina regenerativa do Mato Grosso do Sul. A startup realiza a criopreservação e o fornecimento de células-tronco para animais e a criopreservação para humanos, e implementa o ODS 3: saúde e bem-estar.

A Damine é uma empresa de Inteligência Artificial aplicada à agricultura de precisão, qualidade da carne e setor elétrico, que oferece soluções otimizadas em tempo real de controle de pragas, patrimônio, qualidade e continuidade dos sistemas. Ao oferecer agricultura sustentável com otimização dos recursos a serem empregados no controle de pragas do setor agro, com tecnologias científicas e acadêmicas sendo implementadas no mercado – o que oferece às cidades e às comunidades alto nível de qualidade dos seus produtos -, inovando com aplicações robóticas de veículos aéreos não tripulados e utilizando energia renovável em todos os equipamentos, a Damine atende aos ODS 2, 12, 4, 11, 9 e 7.

“Como foi possível perceber, as empresas incubadas pela Pime possuem como estratégia de negócios a identificação de oportunidades inovadoras que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agregando valor à empresa perante os stakeholders e aumentando a atração de investidores e possibilidade de crédito. Portanto, nota-se que esse alinhamento é a base para a estratégia global de sustentabilidade e inovação”, afirma Evelyn.

Acesse pime.ufms.br para conhecer o trabalho da Pantanal Incubadora Mista de Empresas.

Texto: Leticia Bueno (com informações da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual)