Empresa ZooPlus Júnior recebe prêmio Nestlé Lideranças Empreendedoras

A equipe da Empresa Júnior de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, ZooPlus Júnior, foi contemplada com o Prêmio Nestlé Lideranças Empreendedoras. O prêmio foi entregue no Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej 2022), realizado entre 18 e 21 de agosto em Maceió, Alagoas, e foi destinada às empresas júniores de cada estado com maior evolução no faturamento.

A atual presidente da empresa, a estudante de Zootecnia do 8º semestre, Yohana Siqueira, explicou que neste ano a ZooPlus Júnior bateu a meta de faturamento no portal da Brasil Júnior, responsável pelas empresas juniores de todo o país. “Foi um sentimento de dever cumprido, onde todo o esforço da equipe foi recompensado ali, no momento em que falaram o nome da nossa empresa júnior para as outras de todo o Brasil. Ter reconhecimento nacional não tem preço”, disse. 

A ZooPlus Júnior foi criada em 2014 e registrada em 2018. O objetivo, além de fornecer aos estudantes uma experiência de empreendedorismo, é também gerar desenvolvimento agropecuário sustentável, por meio da valorização do conhecimento e da ciência e por meio do oferecimento de soluções agropecuárias, serviços de assistência técnica e consultoria aos clientes.

Atualmente são oito membros, mas até o final do mês contará com mais integrantes. “Nestes anos de existência, já passaram cerca de 40 estudantes pela ZooPlus Júnior. Já fizemos diversas ações como atendimento a clientes, consultoria gratuita, cursos profissionalizantes, palestras imersivas com empresas parceiras e projetos científicos, entre outras”, apontou a presidente.

Para o representante do Programa UFMS Júnior, Lucas Reis, “o prêmio reforça o quanto é importante incentivar e fomentar o espírito empreendedor dos estudantes da Universidade por meio do programa, que vem gerando excelentes resultados. Destacando o mérito da ZooPlus Júnior, que vem se desenvolvendo cada vez mais, e por ser uma empresa integrante do programa, é motivo de muito orgulho para a UFMS o recebimento dessa premiação no maior evento de empreendedorismo jovem do país, o Enej”. 

O Programa UFMS Júnior foi criado em 2017 e atualmente conta com 18 empresas reconhecidas. O objetivo é fomentar o empreendedorismo entre os estudantes e incentivar a inovação. “Como exemplo, fizemos o lançamento do edital Desafio UFMS Sustentável, que financia projetos desenvolvidos pelas EJs. Esses projetos têm foco na sustentabilidade buscando solucionar problemas da UFMS e da sociedade em geral”, informou o representante.

 

Texto: Ariane Comineti