A Mega Júnior, empresa júnior (EJ) da Faculdade de Computação (Facom), representa a UFMS e o Mato Grosso do Sul no Campeonato Nacional de Futebol de Bots, organizado pela Liga Nacional de Lugo Bots. A competição será realizada entre os dias 6 de agosto e 3 de outubro e reunirá sete instituições de todas as regiões do Brasil, representadas por EJs da área de tecnologia da informação.
Lugo Bots é um jogo de programação em que os participantes desenvolvem algoritmos para controlar seus bots em partidas que simulam o tradicional futebol.
“As competições na área de computação são importantes para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos aprendidos, além de desenvolver outras habilidades como velocidade no raciocínio, trabalho em equipe e em ambientes de pressão. Os eventos de competição também um importante espaço de confraternização, trocas e networking“, destaca o diretor da Faculdade de Computação (Facom), Henrique Mongelli.
O diretor ainda convida a comunidade universitária para acompanhar o time da Universidade nessa competição. “Vamos torcer por nossa equipe, que representa a Facom, a UFMS e nosso MS, por meio de nossa empresa júnior, a Mega Júnior”, finaliza.
O presidente da EJ e estudante do Curso de Engenharia de Software, José Vitor Oda, destaca a alegria de representar a Instituição nesse campeonato. “Atualmente estamos com uma expectativa alta, pois o formato do campeonato tem algumas rodadas de aquecimentos e testes. Nessas rodadas acabamos nos desempenhando muito bem, o que gera uma boa expectativa para o jogo”, explica. “Quando fomos convidados a participar e percebemos que, além de representar a UFMS, iríamos ser os únicos da região Centro-Oeste, ficamos com um senso de responsabilidade bem alto e uma felicidade de poder enfrentar universidades tão boas pelo Brasil”, complementa.
A primeira fase da competição será disputada entre os dias 06 e 10 de agosto. A equipe da UFMS enfrenta todas as demais equipes e as partidas serão transmitidas pelo canal Lugo Bots, a partir das 19h (horário de MS). Os quatro melhores colocados da primeira etapa avançam para a fase final e disputam R$ 2,3 mil, uma licença plus de um dos maiores cursos de tecnologia da América Latina e o título de campeão nacional de Lugo Bots.
Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica