Emoção marca a cerimônia de conclusão dos cursos de mestrado e doutorado

Uma cerimônia celebrou nesta sexta-feira, 17, a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação da UFMS. Estiveram presentes cem mestres e doutores dos mais de 600 que concluíram os cursos em 2022. A solenidade foi realizada no Teatro Glauce Rocha e teve transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine cumprimentou os novos mestres e doutores

O reitor Marcelo Turine aconselhou os novos mestres e doutores não percam o contato com a ciência e enfatizou a importância dessa conquista. “A Universidade ajuda a transformar vidas, como transformou a vida de todos nós que estamos aqui. Eu tenho muito orgulho de estar aqui com vocês como reitor, professor, educador e orientador de mestrado e doutorado, por ver vocês com essa vitória”, comemorou.

A vice-reitora Camila Ítavo parabenizou a todos e, neste Mês da Mulher, aproveitou para relembrar sua trajetória na ciência. Ela citou os avanços da Universidade para que as mulheres que são mães possam seguir em suas carreiras como pesquisadoras.

“Estamos sempre pensando em bolsas, em condições melhores. São coisas simples, mas hoje a gente tem licença maternidade na pós-graduação, nós temos fraldários na Universidade, para que a gente possa atender bem os pais e as mães […] O que eu quero falar é: não tenham medo, corram atrás dos seus sonhos e mudem o mundo que os cerca”.

A vice-reitora Camila Ítavo orientou que todos usem o conhecimento para transformar o mundo

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, citou uma canção composta por Cecília Meirelles para falar sobre a alegria de ser pesquisadora e professora. Ela ressaltou a conquista dos novos mestres e doutores e desejou que os concluintes utilizem o conhecimento em prol da mudança. “Que a força esteja com vocês,  que a usem para transformar o mundo”, orientou.

A diretora da Faculdade de Educação, Milene Bartolomei Silva, agradeceu aos mestrandos e doutorandos por terem confiado na Universidade. Ela parabenizou a todos e desejou sucesso em suas trajetórias. “Quero parabenizar a todos vocês que não desistiram no meio do caminho. Parabenizar as pessoas que insistiram, que mantiveram o acordo com seus  orientadores. Vocês estão aqui e vão representar o nome da nossa Universidade para a sociedade. Tenham sempre esse orgulho no peito, somos todos UFMS!”.

O diretor do Instituto de Química, Carlos Eduardo Domingues Nazario, falou sobre a importância de retribuir para a sociedade brasileira todo o conhecimento adquirido. “Eu também fiz a minha graduação e meu mestrado aqui. Se estou hoje aqui,  é porque a Universidade oportunizou isso para mim. Que vocês tenham lindas trajetórias e enfrentem os desafios […] Vivenciem tudo isso sem deixar de serem felizes”, disse.

O mestrando em Direito Paulo Adaias Carvalho Afonso foi escolhido como o orador para proferir o discurso em nome dos demais concluintes dos cursos de mestrado. “Eu gostaria de conclamar todos aqui presentes: não abandonem a ciência. Sigam estudando em prol de um país e de um mundo melhor. É importante que saibamos do privilégio que é ter uma pós-graduação stricto sensu no Brasil. Somos privilegiados pela titulação e por alcançá-la em uma universidade pública de excelência”, disse.

Camila Montalbano fez um discurso emocionante

Já a doutoranda Camila Amato Montalbano, do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, realizou discurso como representante dos demais estudantes de doutorado. Com o filho Breno nos braços, ela deixou uma mensagem emocionante para todos os presentes e agradeceu pela oportunidade de se dedicar à ciência. 

“Eu estou representando aqui não só uma pessoa do doutorado, eu represento aqui uma história. De uma brasileira que luta, como muitas outras brasileiras. Só a mulher sabe o que ela passa para chegar onde quer, em um mundo onde os salários são menores, onde ainda há preconceito e onde você chega com uma criança no braço, é julgada e não te querem [no mercado de trabalho]. Estou emocionada e muito feliz por esse momento!”, exclamou.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Álvaro Herculano