Integrantes do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) reuniram-se nesta segunda-feira (17), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), para discutir as atividades realizadas desde a criação do conselho, em 2017, e definir as ações para 2019. Participaram do evento o atual presidente do Crie-MS, Fábio Edir dos Santos (Uems), o vice-presidente, Pe. Ricardo Carlos (UCDB), Marcelo Turine, reitor da UFMS, Luiz Simão Staszczak, reitor do IFMS e Patrícia Bueno, representando o reitor da Uniderp, Taner Douglas Alves Bitencourt.
Por aclamação, foram eleitos para compor a presidência do Crie-MS em 2019/2020: Marcelo Turine (UFMS), como presidente, e Taner Bitencourt (Uniderp), como vice-presidente. A posse será no dia 18 de março, no campus da UFMS.
“O Crie-MS já tem um ano e meio de atividades e, nesse tempo, realizamos muitas ações. Cito os avanços com a UniRila [Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana], a parceria com os deputados estaduais, que proporcionaram a entrega de homenagens às pessoas que têm contribuído muito para a educação em Mato Grosso do Sul, entre outros pontos. Temos novas ações para 2019, na cultura, ampliação da mobilidade academia, novo site, são muitos projetos”, destacou o presidente Fábio Edir.
Para Pe. Ricardo, a avaliação do trabalho que tem sido desenvolvido é muito positiva, principalmente pela aproximação entre as universidades. “Já foram dados passos importantes e queremos dar continuidade a este trabalho e os grandes beneficiados serão os acadêmicos e a sociedade de Mato Grosso do Sul”.
O futuro presidente do Crie-MS, Marcelo Turine, destacou o modelo de cooperação criado no Estado. “O Crie-MS é um modelo nacional, um grupo em que a cooperação e o respeito entre as instituições contribuem para a formação dos jovens, para o fortalecimento dos nossos mestrados e doutorados. Além disso, o Conselho tornou-se uma ferramenta estratégica para MS”, avaliou.
Agenda para 2019
Durante a reunião, foi feito um novo planejamento para 2019. Entre as ações previstas estão a criação do estatuto da UniRILA, além do fortalecimento do site do Crie-MS e a promoção de um corredor cultural dentro das universidades, para proporcionar às comunidades acadêmicas festivais e oficinas voltados para a música, artes cênicas e dança.
Os reitores definiram as agendas de reuniões para o próximo ano. Além da reunião de março, foram agendadas reuniões em: 3 de junho, na UFGD; 21 de agosto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; 13 de setembro, na Uems; e 2 de dezembro, na Uniderp.
Texto: Silvia Tada e Natalie Malulei (Assessoria de Comunicação da UCDB)
Foto: Leandro Benites