O Reitor Marcelo Turine formalizou, em Três Lagoas, duas importantes parcerias para a UFMS. A primeira, a cooperação entre a Instituição e a Associação Comunidade Educa, por meio do Programa Universitário Cidadão. A segunda foi realizada com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora durante a aula inaugural de estágio dos acadêmicos do curso de Medicina.
O Programa Universitário Cidadão prevê que acadêmicos de diversos cursos de graduação sejam mentores das crianças inscritas no Comunidade Educa, auxiliando, por exemplo, com a escolha da carreira e como cada profissão atua no cotidiano. Participaram da cerimônia o presidente da Comunidade Educa, Luan Freitas Silva; a juíza de Direito Daniela Endrice Rizzo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul da comarca de Três Lagoas; e a promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, do Ministério Público Estadual de Três Lagoas.
Já o termo de cooperação com o Hospital, assinado com a diretora geral Irmã Aurélia Brioschi, garante a estrutura necessária para o estágio dos acadêmicos de Medicina, com investimentos de R$ 300 mil do Governo Federal e de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Eduardo Rocha. O estágio terá duração de 12 meses.
Também participaram da cerimônia o diretor administrativo do Hospital, Marco Antônio Calderon de Moura; a diretora do Núcleo Regional de Saúde em Três Lagoas, Cristiane Regina Pagani; o diretor do CPTL da UFMS, Osmar Jesus Macedo, e o coordenador do Curso de Medicina de Três Lagoas, Luiz Carlos Tesini, entre outras autoridades.