Todos os anos as pessoas são o foco da campanha Eu Respeito, mas sob diferentes perspectivas. Em alguns meses as atenções são voltadas para o ambiente em que vivem, em outros para as relações entre si e com a vida. Seja como for, a ideia é sempre a mesma: valorizá-las.
Em outubro, a Eu Respeito amplifica este foco e o tema da campanha é “pessoa” – o cuidado com sua saúde, o desempenho de seu papel como ser social e cultural, e sua inclusão nas atividades da vida cotidiana em combate às desigualdades.
Saúde
Durante todo o mês, a Universidade mostrará seu apoio na luta contra o câncer de mama junto a campanha nacional Outubro Rosa e o Monumento Símbolo da UFMS ficará iluminado com luzes desta mesma cor.
Ações educativas sobre a saúde feminina serão feitas pelo programa Sou Mulher UFMS e estudantes do curso de Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (Inisa), com o objetivo de ensinar sobre o rastreamento precoce, tanto do câncer de mama quanto do câncer cervical.
Cultura
Todas as expressões artísticas e culturais serão reunidas, admiradas e destacadas com a edição 2021 do Festival Mais Cultura, evento que já é parte integrante do calendário institucional. De 25 a 29 de outubro, várias intervenções artísticas serão realizadas de maneira remota, uma adaptação feita desde o ano passado, por conta da pandemia.
A apresentação de abertura do Festival Mais Cultura será realizada pelo Movimento Concerto, com o Núcleo Sinfônico da UFMS, coordenado pelo professor Jorge Geraldo.
Ao longo de todo mês, as imagens selecionadas no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos serão expostas nos câmpus e na Cidade Universitária. São 14 fotografias de autoria de estudantes e servidores da Universidade, sobre cenas do cotidiano na instituição.
Além disso, a TV UFMS lançará também mais um episódio do programa Todas as Artes, desta vez com o Grupo ACABA, coletivo de música regional de raiz de Mato Grosso do Sul que possui importância simbólica ímpar para a cultura musical do estado.
Sustentabilidade
De 25 a 30 de outubro – segunda a sábado -, a UFMS irá reduzir a emissão de resíduos sólidos com a Semana Lixo Zero, uma ação com foco no compromisso da instituição com a sustentabilidade, práticas verdes e inteligentes, e com um futuro melhor para todas as pessoas.
Inclusão
As experiências e demandas das pessoas com deficiência serão tema de diversas atividades promovidas pela Secretaria de Ações Afirmativas (Seaaf) da Universidade.
No dia 18 será realizada a transmissão ao vivo “Conhecendo a Seaaf”, com toda a equipe da unidade, responsável pelo atendimento aos estudantes com deficiência.
No dia 20, uma exposição das tecnologias assistivas para apoio à pessoa com deficiência será transmitida, com o objetivo de informar e conscientizar sobre os recursos disponíveis para contribuir com o dia a dia de todos, de maneira inclusiva. Também será realizada a palestra “Perdi a visão, mas enxergo a vida”.
No dia 21, será a vez da roda de conversa “Tenho um colega com deficiência e agora?” e, no dia 23, a roda de conversa “Eu tenho um filho com deficiência na UFMS”.
Nos dias 28 e 29 serão realizadas duas palestras: “Eu tenho deficiência” e “Cotas na UFMS: Vozes de acadêmicos e servidores”, respectivamente.
Celebração
No Dia do Professor (15) e no Dia do Servidor Público (28), a TV UFMS irá lançar dois vídeos especiais em homenagem aos docentes e servidores da Universidade, pessoas de imensurável importância dentro de uma instituição de ensino federal.
Acompanhe o Portal UFMS, as redes sociais institucionais, a Rádio Educativa 99.9 FM e a TV UFMS para se informar em detalhes sobre cada uma das atividades, eventos e ações programadas.
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Leticia Bueno