No mês de novembro a campanha Eu Respeito tem como tema as pessoas. Elas preenchem os espaços da Universidade e dão vida ao cotidiano de estudos, pesquisas e trabalhos nela aqui desenvolvidos.
Por isso, é importante celebrar a comunidade acadêmica e seus feitos, e celebrar até mesmo o que as pessoas, coletivamente, representam e oferecem em suas ações e com sua dedicação.
De 16 a 20 de novembro a Semana Mais Cultura será realizada em formato inédito, adequado aos tempos atuais. Serão oficinas, aulas, apresentações culturais e artísticas e encontros realizados de maneira totalmente virtual, para que todos possam apreciar a cultura e os artistas sul-mato-grossenses de maneira segura e gratuita, valorizando esta importante área.
Outro tópico de importância é a criação e manutenção de espaços plurais, capazes de atender a todos com equidade, algo que a UFMS busca sempre. Cada um de nós possui características que nos fazem únicos e, no dia 26, será realizado o debate Conhecimento e Inclusão, com o tema “Convivendo com as diferenças”, onde será desenvolvido o conhecimento sobre áreas da deficiência e sobre algumas tecnologias assistivas. Também haverá um momento de aprendizado sobre a maneira correta de agir com pessoas com algum tipo de deficiência, para que a “falta de tato” seja substituída pelo respeito mútuo.
O 11º mês do ano também ganha atenção nacional na promoção da conscientização e prevenção do câncer de próstata com o Novembro Azul. O objetivo é estimular a realização de exames para diagnóstico precoce desta e de demais doenças que atingem os homens. Em apoio, o Monumento Símbolo, na Cidade Universitária, fica iluminado na cor azul.
Além disso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas convidou o médico urologista Peterson Vieira de Assis, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), para gravar um vídeo sobre o câncer de próstata e suas características. O material será veiculado nas redes sociais da UFMS, para que atinja o máximo possível de pessoas.
Um aspecto importante da Eu Respeito é a disseminação de valores éticos e morais que a instituição considera essenciais para uma convivência saudável entre toda a comunidade universitária. Portanto, a UFMS lança este mês uma ação em parceria com a campanha de comunicação Integridade Pública no Governo Federal, promovida pela Controladoria Geral da União (CGU), e com o Plano de Integridade. “A integridade pública é o conjunto de arranjos institucionais que visam fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal, que é entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente”, afirma o corregedor da UFMS, Kleber Watanabe Cunha Martins.
Serão divulgados mensalmente textos, cartazes e artes gráficas que promovem padrões éticos e de integridade na prestação de serviços à sociedade sobre tópicos como: condutas vedadas em período eleitoral, no trabalho remoto e nas mídias sociais; assédio moral e sexual, responsabilização de agentes públicos e de pessoas jurídicas; canais de denúncia, transparência, etc.
Sob o lema #UFMS+Ética, a ideia é que servidores e estudantes se mobilizem e se informem sobre essas temáticas e passem a aplicar estes conceitos em situações cotidianas no ambiente administrativo e acadêmico da Universidade.
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Leticia Bueno