Em julho campanha Eu Respeito valoriza a história da UFMS

Tendo como tópico a celebração dos 39 anos de federalização da UFMS, a campanha Eu Respeito no mês de julho irá destacar a história institucional. A ideia é resgatar e valorizar a trajetória da Universidade, desde 1962, quando foi criada a Faculdade de Farmácia e Odontologia até os dias atuais.

Valorizar a nossa história é respeitar e honrar as diversas pessoas que sonharam juntas e se dispuseram a enfrentar os desafios e superar todos os limites. Significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos até aqui. Preservar a história também é fortalecer nossa identidade e compreender a trajetória que nos faz diferentes e únicos.

Durante todo o mês, o Monumento Símbolo da UFMS ficará iluminado com a cor azul e serão feitas divulgações com informações sobre fatos que marcaram as origens e o desenvolvimento da Universidade.

Na próxima quarta-feira, 4 de julho de 2018, na reunião do Conselho Universitário, será celebrado o aniversário de federalização da UFMS. Assinada pelo presidente João Batista Figueiredo, a Lei Federal nº 6.674 de 5 de julho de 1979 instituiu a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, federalizando a então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), após a divisão do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ainda no dia 4, às 20h, será realizada a entrega do Título Honoris Causa ao pesquisador Ruy de Araújo Caldas. O Título é entregue pela UFMS a personalidades que se tenham distinguido pelo saber e pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos, valorizando suas trajetórias e contribuições à sociedade.

Ao longo dos 39 anos de federalização, a UFMS já contribuiu com o desenvolvimento profissional da comunidade sul-mato-grossense e de todo o país, bem como de outros países, com mais de 65 mil alunos formados tanto na graduação, quanto pós-graduação e em todas as áreas do conhecimento.

“Resgatar e dar visibilidade à história da UFMS é valorizar o trabalho e empenho de pessoas que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do próprio ensino em Mato Grosso do Sul. A história da Universidade é o nosso alicerce que nos impulsiona a sonhar cada vez mais alto, respeitando o que foi alcançando e buscando ainda mais realizações”, afirma a vice-reitora Camila Ítavo.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Ariane Comineti