Em comemoração ao Dia da Mulher, Universidade apresenta avanços do Programa Sou Mulher UFMS

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a UFMS apresentou, nesta quarta-feira, 8, os avanços conquistados com o Programa Sou Mulher UFMS, que foi criado em 2021 e está vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que prevê Alcançar a Igualdade de Gênero e Empoderar todas as mulheres e meninas.

“O objetivo desse programa não é separar, mas integrar e unir mulheres e homens, pois trabalhamos em harmonia, caminhando juntos na gestão da UFMS. Estamos em um ambiente de formação de recursos humanos para o desenvolvimento do nosso município, do nosso estado, do nosso país. Isso perpassa pelo respeito, pelo diálogo, por iluminar as pessoas. Tenho dois filhos em casa e na educação deles sempre procurei priorizar esse olhar para que sejam cidadãos integrados, respeitosos e cada vez menos casos tristes de violência, de discriminação”, enfatizou a vice-reitora Camila Ítavo.

O primeiro eixo do programa, ligado ao monitoramento dos indicadores de ingresso, sucesso e permanência na Universidade, aponta que 54% do total de estudantes nos cursos de graduação são mulheres, sendo que elas também representam metade da força de trabalho na Universidade.  A presença da estudante nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática aumentou 96,6% considerando o período de 2016 a 2022. Mais de 53% das mulheres também coordenaram projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.

Em termos de Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação Feminina, eixo 2 do Programa, foram investidos mais de R$ 1,3 milhão nos últimos três anos no edital Mulheres na Ciência. No ano passado também foi criada a Rede Feminina de Liderança, um ambiente de inovação, capacitação, troca de experiências e de fortalecimento do feminino entre as mulheres de cargo de gestão na UFMS.

No eixo 3, que prevê um Ambiente Acolhedor para as Mulheres, são destaques a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual da UFMS;a instalação de botão de pânico ligado à Segurança dos Câmpus nos pontos de ônibus ecotecnológicos; a Ouvidoria Feminina; a instalação de Brinquedotecas e o Espaço Família, com fraldários nos banheiros; além de diversos projetos, ações e campanhas que valorizam um ambiente igualitário e acolhedor.

Para este mês ainda está previsto o lançamento de três editais vinculados ao Programa Sou Mulher UFMS serão lançados ainda este mês: Saúde da mulher, Rede de Mentoria e Mulheres na Ciência.

O evento foi realizado na Sala de Atos da Reitoria, na Cidade Universitária e contou com a participação de pró-reitores, diretores de unidades da administração central e setorial, servidores e, ainda, com a presença da diretora-técnica e da analista-técnica do Sebrae MS, Sandra Amarilha e Vânia Bispo, respectivamente, e da superintendente e do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), Andréa de Siqueira Campos Lindenberg, e  da gerente de Ensino e Pesquisa, Ana Rita Barbieri Filgueiras.

“O edital Saúde da Mulher é fruto de uma parceria entre as pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proaes) e de Gestão de Pessoas (Progep) com o Instituto Integrado de Saúde (Inisa). Em abril, também vamos disponibilizar por meio da Carreta do Hospital de Amor exames gratuitos de mamografia para estudantes, servidoras e colaboradoras terceirizadas. Para isso, por meio desse edital será realizado cadastro prévio das interessadas”, explicou a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Proaes, Luciana Contrera. A carreta estará na UFMS entre os dias 10 e 14 de abril, no estacionamento do Inisa. É necessário ter 40 anos ou mais e o cadastro será feito pelo Sigproj, com início ainda nesta semana. “A Clínica Escola do Inisa também estará nos auxiliando nesta ação, além do programa Sou Idoso UFMS, por isso também agradeço a diretora de Atenção ao Servidor da Progep, Suzi Rosa Barbosa”, ressaltou Luciana.

A secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação, Mariana Klein Marcondes, apresentou o Edital Rede de Mentoria. “Esse é um edital desenvolvido pela Proaes e conta com o apoio do Sebrae MS, por meio do Programa Sebrae Delas. Visa capacitar as nossas acadêmicas em relação a assuntos interpessoais e de gestão e tem duas etapas: a Jornada Essencial, com várias oficinas, e projeto Travessia”, destacou. Serão oferecidas mais de mil vagas para as estudantes na Jornada e, posteriormente, cem delas serão escolhidas para o projeto Travessia, no qual cada uma delas participará de uma mentoria individual.

“Parabéns às mulheres pelo dia. Agradeço a vice-reitora Camila Ítavo que é conselheira do Sebrae e, importante registrar, a única mulher entre 22 conselheiros, exercendo um papel brilhante. Para nós é uma satisfação anunciar essa parceria. O Sebrae Delas vem sendo desenvolvido há dez anos e foi pensado, especialmente, para atender as necessidades singulares das mulheres, dando mais atenção às soft skills, ao acolhimento que a empreendedora precisa em um momento importante de abertura do seu negócio”, destacou Sandra Amarilha. Ela detalhou que a Jornada Especial é realizada em formato remoto, com conteúdo disponível nas plataformas digitais de modo a que cada participante possa dedicar o período de tempo mais adequado para as atividades. Para as servidoras da UFMS, a diretora-técnica informou que terão um desconto especial de 50% para participar da Jornada Delas. “Nossa parceria com a UFMS se estende e nós apostamos muito, esperamos que seja muito produtiva e frutífera. Estamos à disposição da Universidade e queremos cada vez mais estreitar os laços, incentivando o empreendedorismo aqui, em seu berço”, acrescentou Sandra.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Ligia Macedo, disse que o edital Mulheres na Ciência teve 114 propostas aprovadas em 2022. “As mulheres faziam ciência há pouco tempo atrás e sequer publicavam seus artigos científicos. Elas eram cientistas, mas não apareciam, não tinham mérito. Desde os princípios do mundo a mulher já era cientista. As instituições mais sérias do mundo, especialmente aqui no Brasil, começaram a criar atividades para que essa perda histórica seja minimizada. A UFMS, a nossa Universidade, também tem esse papel. Assim, desde 2020, vimos publicando o edital Mulheres na Ciência. Portanto, queria convidar todas as servidoras para participarem do edital e ajudarmos a sociedade a entender que mulher na ciência é um fato”.

“É uma honra trabalhar ao lado de mulheres tão competentes e nas quais eu me espelho todos os dias. Como gestora de pessoas, vimos entregando programas de inclusão, trabalhando cada dia mais para tornar a UFMS um local melhor de se trabalhar. Estamos à disposição de todas as mulheres servidoras e colaboradoras para auxiliar e colaborar, especialmente na ação do edital Saúde da Mulher. Além disso, temos também os editais já lançados para as mães ou responsáveis da Universidade que queiram deixar suas crianças na Brinquedoteca da Cidade Universitária e do Câmpus de Ponta Porã. Além disso, vimos fazendo capacitações estratégicas e uma delas, prevista para o segundo semestre é a inclusão e diversidade na educação superior. Trabalhamos, ainda, no acolhimento das mulheres da nossa comunidade com assistentes sociais e psicólogas que estão à disposição por meio de palestras e rodas de conversa”, enfatizou a pró-reitora a Progep, Gislene Walter da Silva.

O pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto de Souza, falou sobre as ações relacionadas à mulher. “Sou um admirador da vice-reitora Camila, pois ela é uma incentivadora dessas iniciativas. Ela sempre nos apresenta desafios e novas ideias, que muitas vezes representam desafios pra nós, porém com uma visão de cuidado com as pessoas. Lembro que o Programa Sou Mulher também está atrelado à campanha Eu respeito! Agradeço pela oportunidade em falar neste evento e reforço que é um prazer trabalhar na UFMS ao lado de tantas mulheres. Esse programa não tem muitos anos, mas já tem resultados fantásticos”.

“Todas as oportunidades que tive enquanto estudante e mulher, tive aqui na UFMS. Por isso agradeço à professora Camila. Fiquei surpresa com o convite. Estou na Universidade desde a graduação, fiz o mestrado, o doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e agora estou no pós-doutorado. A UFMS é minha segunda casa”, comentou Gleici Kelli Ayardes de Melo. “Só tenho a agradecer aos professores que tive, aos servidores que lá estão e, principalmente, ao meu grupo de estudo atual que é composto quase 100% por mulheres. Nosso trabalho é puxado no campo e na parte intelectual. Publicamos muito e temos um incentivo muito grande para continuar neste caminho”, acrescentou.

A vice-reitora lembrou de alguns desafios que ainda precisam ser trabalhados. “Queremos estender a Brinquedoteca para outros câmpus. Agradeço muito à Progep e à Proaes por terem encarado o desafio de colocar em prática esses grandes projetos. Também à Aginova que faz essa conexão com instituições, como o Sebrae. Hoje ainda temos desafios, mas já temos mais estudantes mulheres do que homens na Universidade. Enquanto estudante, a mulher consegue ter uma maior taxa de sucesso. Em relação à equipe, temos praticamente um equilíbrio, com quase 50% de homens e 50% de mulheres. Quando falamos em técnicos, a maioria ainda é de homens, mas professoras, a maioria é de mulheres. No Sigproj, o número de projetos cadastrados por mulheres é muito maior. Enfim, são muitos desafios no dia a dia, e editais como esses representam um incentivo para as nossas mulheres. Agradeço ao conselho e ao Sebrae MS mais uma vez pela parceria. Estamos aqui, hoje, para comemorar essas ações, esse avanço. Em nome das gestoras maravilhosas que temos desejo a todas um feliz Dia Internacional das Mulheres”, finalizou Camila.

Saiba Mais

O Programa Sou Mulher teve início no ano de 2021 e está alinhado ao Programa Se Cuide, te amo – Uma Ação do Coração da UFMS reunindo as políticas, práticas e ações direcionadas às mulheres da Universidade: acadêmicas, servidoras e colaboradoras terceirizadas. A iniciativa surgiu a partir das ações do Comitê de Gestão de Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas, criado em 2018 e presidido pelo pró-reitor da Proaes. A concepção é atuar em diferentes áreas de atendimento, conhecimento e valorização das mulheres. Para mais informações sobre o Programa Sou Mulher UFMS clique aqui.

 

Texto: Vanessa Amin e Rose Pinheiro

Fotos: Álvaro Herculano