Em Campo Grande, sede da UFMS se desenvolveu para melhor atendimento à comunidade

Para além das construções e ampliações, a infraestrutura administrativa da Cidade Universitária passou, desde seu início na década de 70, por diversas transformações. Mudanças como a criação e posterior extinção de centros e departamentos e a criação de faculdades, institutos e escola objetivaram, a cada tempo, a adequação e reorganização da Instituição, para sua melhor administração e melhor atendimento à comunidade.

Ao longo do dia de hoje (26) serão postadas informações sobre o surgimento das diversas unidades com funcionamento em Campo Grande.

 

Pioneirismo – As faculdades criadas na UFMS nos anos 2000 foram originadas dos próprios cursos pioneiros da Instituição, que deram início às atividades em Campo Grande. Foram criadas as Faculdades de Medicina (Famed), Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) e de Odontologia (Faodo), desmembradas do então Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

 

A Famez foi criada em 30 de agosto de 2004, por meio da resolução nº 55 do Conselho Universitário e implantada em 26 de outubro de 2005 por meio da resolução nº 40. Inicialmente, agregou as graduações em Medicina Veterinária e Zootecnia, assim como o Mestrado em Ciência Animal.

Posteriormente, em 2010, foi criado o doutorado em Ciência Animal, e em 2014 a pós-graduação em Ciências Veterinárias iniciou suas atividades já com os cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, além dos cursos já citados e da residência em Medicina Veterinária, a FAMEZ oferece também um programa de residência multiprofissional em saúde, que contempla diversas áreas da Medicina Veterinária. 

 

A Famed foi criada pela Resolução Coun de nº 27, de 19 de setembro de 2005, e teve sua organização vinculada ao Hospital Universitário. Mas bem antes disso, ainda na década de 60, o curso de Medicina iniciava suas atividades com a aprovação da lei de nº 2.629, de 26 de julho de 1966, que criou o Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande englobando também os cursos de Farmácia e Odontologia.

O curso foi reconhecido em 1970, quando por meio do decreto nº 67.484 foi autorizado o funcionamento da Universidade Estadual de Mato Grosso. Avançando no tempo, já em 2006, uma nova Resolução do  Coun deu outra organização a Faculdade de Medicina, criando quatro departamentos em sua constituição: de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Gineco-Obstetrícia. Atualmente, além da graduação, a Famed oferece os cursos de mestrado e doutorado nos programas de Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste e de Doenças Infecciosas e Parasitárias, além de residências médicas em diversas especialidades e outras especializações.

A Faodo foi originada do primeiro curso da UFMS, o de Odontologia, autorizado pela Resolução CEE/MT nº 3, de 11/06/1964, implantado no mesmo ano e reconhecido pelo Decreto nº 67.383, de 15/10/1970. Sua implantação como faculdade se deu por meio da Resolução Coun de nº 39, de 26/10/2005.

Além da graduação a Faodo engloba atualmente os cursos de mestrado e de residência em Odontologia e mantém em pleno funcionamento um complexo de Policlínicas, com seis clínicas odontológicas, onde é prestada toda atenção básica e secundária, com tratamento odontológico integral dentro da grade curricular da graduação.

 

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Ariane Comineti (com informações de arquivo, das Unidades de Administração Setorial, dos Relatórios de Autoavaliação, das Informações de Ensino e da Pós-Graduação da UFMS).

Fotos: Arquivo