Em abril, campanha Eu Respeito promove o tema saúde por toda a UFMS

Estudo, trabalho, trânsito, transporte público, tarefas domésticas… O dia a dia exige muito de nós, mas muitas vezes a saúde do corpo e da mente acaba sendo negligenciada na nossa lista de prioridades.

Na busca de conscientizar as pessoas sobre a importância de viver de forma saudável, a campanha Eu Respeito dá as boas-vindas ao mês de abril promovendo o tema saúde em atividades realizadas por toda a Universidade e o Monumento Símbolo será iluminado com a cor verde durante todo o mês, em alusão à campanha.

O Campus de Aquidauana (CPAQ) organizou uma manhã de práticas esportivas, com o objetivo de promover uma vida mais saudável entre os acadêmicos, técnicos-administrativos, docentes e funcionários terceirizados. Estão previstos jogos de vôlei, futebol, tênis de mesa, aulas de yoga e uma demonstração de capoeira.

O Campus de Coxim (CPCX), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, irá distribuir materiais informativos sobre o mosquito Aedes aegypti e para reforçar as informações de forma lúdica, os acadêmicos poderão participar do “Jogo de Tabuleiro Humano Triplo XA”, que aborda questões educativas relacionadas à dengue, zika e chikungunya. Na ação também serão divulgadas informações sobre a confecção e transferência do Cartão SUS.

No Campus de Naviraí (CPNV) serão realizadas as palestras sobre saúde da mulher, com a doula Rose Galis, e sobre cuidados com a saúde mental e a alimentação no âmbito acadêmico, ministrada pela nutricionista Lívia Lopes e pela psicóloga Daniela Reynaldes. No campus também serão promovidas orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos.

O Campus do Pantanal (CPAN) irá realizar aula de Zumba, Pilates e yoga, rodas de conversa sobre saúde da mulher e práticas artísticas na saúde e na educação, e palestras sobre alimentação saudável, obesidade e riscos cardiovasculares, atividades físicas e qualidade de vida, e prevenção e conscientização sobre o câncer.

O Campus de Três Lagoas (CPTL) escolheu o combate ao preconceito contra os portadores de transtornos e deficiências mentais como um subtema para a campanha deste mês. Painéis interativos serão espalhados pelo CPTL, para estimular a expressão de sentimentos e percepções sobre saúde mental na Universidade, assim como cartazes com frases de impacto, perguntas e reflexões sobre situações relacionadas a transtornos mentais. Também será realizada a exibição de documentários sobre o tema, seguida de roda de conversa.

No campus de Nova Andradina (CPNA) as atividades da campanha começam no dia 16, com a realização de um circuito de crossfit, pela Academia Cross. Nos 22 e 23, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), haverá a atualização das carteirinhas de vacinação, tanto para adolescentes quanto para adultos, além da vacinação dos docentes contra a Influenza. E, no dia 29, acontece uma palestra sobre saúde no ambiente de trabalho.

Já na Cidade Universitária haverá uma série de atividades que abordarão dores corporais e a prática de atividades físicas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade interna para uma melhor qualidade de vida e saúde (programação completa abaixo). A junção entre saúde e diversão fica por conta do espetáculo de dança “SambaTango”, da Luminis Cia de Dança. A apresentação faz parte do Projeto Dança UFMS e será realizada no Teatro Glauce Rocha, dia 27 de abril, às 20h. A entrada é gratuita e aberta a todo o público, e a retirada de ingressos deve ser feita na secretaria da Coordenadoria de Cultura e Esporte (CCE) a partir do dia 24 de abril, das 7h às 11h ou das 12h às 17h.

“Nós entendemos que uma sociedade saudável, uma comunidade acadêmica saudável, é de extrema importância. A UFMS está aqui para incentivar a conscientização sobre como podemos zelar pela nossa saúde física e psicológica, porque não é uma tarefa simples cuidarmos dessa parte tão importante”, declara a vice-reitora Camila Ítavo.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno