Egressos e mestrandos compartilham experiências da pós-graduação na formação profissional

Com mais de 200 participantes, a Mesa-redonda Ciência e Profissão: os sentidos e as expectativas da Pós-graduação na formação profissional, realizada na tarde de hoje (20) durante a programação da Semana de Desenvolvimento Profissional, trouxe debates e experiências a partir de professores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

Com a presença de interpretes de Libras, a mesa-redonda foi coordenada pela professora Alexandra Ayach Anache, coordenadora do Ppgpsico e teve apresentações da psicóloga Priscila Sampaio Espindola Guimarães, mestre pelo Programa, e dos mestrandos Cintia Harumi Nishikawa e Renato Martins de Lima.

“A UFMS é pioneira na promoção da pós-graduação no estado de Mato Grosso do Sul, tem cumprido a sua função de formar pessoas e produzir pesquisas na pós e na graduação, porque os nossos cursos têm compromisso com a produção do conhecimento. Os nossos egressos estão em atividades bem sucedidas e nas pesquisas que fizeram mostraram que o Programa contribui para os seus objetivos”, afirma a professora Alexandra.

Para a psicóloga Priscila Guimarães, quando alguém se propõe a fazer Mestrado, a fazer ciência, o pensamento crítico acentua-se diferenciadamente. “A crítica é para pensar além do que está posto. O Mestrado fortalece o que vemos na graduação, mas nos tornamos mais ativos no processo de ensino e aprendizado na Pós”, expõe.

A mestre, que aplica nas práticas as experiências do Mestrado, destaca que a ciência é um fazer coletivo, com objetivos únicos, que são comuns, mas também diferentes. “Com os questionamentos, apontamentos, o crescimento profissional é muito bom quando vamos trabalhar na prática da Psicologia”, diz Priscila.

Na Pós-graduação, busca-se uma atuação que colabore e construa uma sociedade melhor. “Temos de ampliar o acesso ao conhecimento cientifico, isso é uma responsabilidade de todos nós que estudamos em universidade pública. Com responsabilidade social e criatividade vamos continuar construindo essa ciência”, completa.

Para o mestrando Renato de Lima, a grande participação no evento desta tarde prova o quanto a educação tem seu protagonismo e, especialmente nesse momento de pandemia, o quanto as pessoas encontram abrigo na ciência, na Academia.

“A graduação é a grande virada profissional e na pós-graduação criamos uma identidade social. Há um discurso afetivo, romântico na pós, mas existe também uma outra narrativa muito prática, com impacto na possibilidade de emprego, de renda”, diz Renato.

O mestrando apontou que a pós-graduação permite aumentar até 118% o salário na comparação com o ensino médio. “Não podemos fragmentar a pós apenas para quem quer ficar na Academia, na ciência, tem de ser aberta para outras pessoas que queiram atuar em outras áreas também”, afirma.

Outro ponto que considera importante é a aproximação cada vez maior da Academia com a sociedade. “A pós-graduação também precisa considerar esse sentido do agora, de oferecer proposta de solução, de intervenção. Hoje a ciência é um porto seguro para a sociedade e os cortes vão impactar os próximos anos”, completa.

Já a mestranda Cintia Nishikawa avalia que o Mestrado traz mudanças para a vida cotidiana. “Precisamos entender a pós-graduação como um processo de desenvolvimento sofrido, mas importante. Todos se transformam no Mestrado a partir da mudança de pensamento, de paradigmas, de nossa atuação na sociedade. A amplitude de visão sobre o fazer ciência é muito diferente de quando entrei”.

Como objetivo de estudo, a pesquisa faz parte de um processo muito maior, segundo a mestranda, que enfatiza ainda a importância de se estar no meio de pessoas experientes, professores pioneiros que precisam ser valorizados.

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Paula Pimenta