Na noite dessa quinta-feira, dia 20, foi realizado o debate sobre “Ensino superior: a ótica dos egressos em pauta” de forma on-line e organizado pelo Campus de Ponta Porã como parte da programação da Semana de Desenvolvimento Profissional 2020.
O evento teve como objetivo proporcionar um bate-papo sobre as experiências dos egressos durante a transição da universidade para o mercado de trabalho, enquanto para alguns é um momento desafiador, para outros se dá naturalmente por já estarem no mercado de trabalho.
O debate foi mediado pelo professor e coordenador do curso de Sistema de Informação Leonardo Souza Silva e teve a participação de Eduarda Schickling, formada em Matemática, Ellen Marianne Bernal Cavalheiro, formada em Sistemas de Informação, Maria Elena Aquino Dutra, graduada em Pedagogia e Sávio Vinícius Albieri Barone Cantero, formado em Ciência da Computação.
“Eu digo que a gente teve muita sorte, porque a Universidade sempre nos proporcionou muitas atividades que ensinaram a utilizar instrumentos que pudessem nos dar auxílio on-line. Agora estamos colocando em prática tudo o que aprendemos na universidade” afirma a egressa Eduarda Schickling, que atualmente é professora na escola estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni e na Faculdade de Tecnologia de Ponta Porã (Fatep).
Durante o bate-papo, a egressa, Ellen Marianne contou que participou do PET Fronteira e aproveitou todas as oportunidades que surgiram nesse período. Na metade da graduação, a egressa percebeu que queria seguir a carreira acadêmica e assim que se formou já tinha passado no processo seletivo para o mestrado.
Segundo ela, o período de transição da Universidade para o mestrado foi difícil, os estudos são mais puxados e também apontou a importância de fazer uma iniciação científica durante a graduação “Meu primeiro ano foi bem sofrido em relação às disciplinas, porque quando vi as disciplinas do mestrado tive que estudar por conta muitas matérias noite e dia e foi muito difícil para conseguir conceito no primeiro ano, mas com o tempo eu consegui recuperar. Para quem está na graduação, eu quero deixar a mensagem para que façam iniciação científica, porque é muito importante para adquirir cultura e válido para contribuir bastante com sua formação.”
Já o egresso Sávio Vinícius apontou que tinha planos em fazer mestrado logo após a graduação, mas a vida o levou para outro caminho no qual ele não imaginava “Em razão da greve em 2015, a colação de grau foi atrasada, no final daquele ano já estava tudo certo para o mestrado, inclusive o plano de trabalho para o projeto estava pronto. Como houve um atraso da formatura tive alguns empecilhos na matrícula. Durante essa transição, surgiu a oportunidade em fazer o processo seletivo simplificado para professor substituto no IFMS, fiz, passei e agora? Fui pedir a ajuda de vários professores e todos me deram excelentes dicas e com isso comecei a trabalhar e percebi que não fiquei tão perdido porque participei durante a graduação de muitas ações que envolviam pesquisas, extensão e ensino”, relata Sávio.
Para Maria Elena Aquino Dutra, que terminou a graduação de Pedagogia no ano passado e, atualmente, é professora da Educação Básica no município de Ponta Porã e acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da FAED/UFMS é muito importante continuar estudando para atualizar seus conhecimentos e principalmente saber que pode contar com seus professores da graduação para troca de experiências “A gente vai ter medo, mas é preciso lembrar do que estudou, dos conselhos dos outros professores que têm mais experiência, mas se queremos uma educação de qualidade temos que buscar meios para que isso aconteça, mas em conjunto. É de extrema importância continuar com os estudos, pois estão me auxiliando em como lidar em sala de aula”, destaca a egressa.
O mediador Leonardo Souza Silva destaca a importância da troca de conhecimentos entre os egressos e os professores da graduação “É muito importante a volta dos alunos que hoje são colegas, para troca de experiências, faz bem tanto para nós que estamos na Universidade quanto para o próprio aluno.”
E para encerrar o debate a diretora do Campus de Ponta Porã, Claudia Carreira da Rosa, destacou a importância dos egressos terem falado de suas dificuldades, experiências e desafios enfrentados logo depois da formação na graduação.
Serviço
As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até hoje, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.
Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.
Texto e Imagens: Lidiane Antunes (estagiária na Agecom)