Egresso da UFMS é selecionado como Leitor Guimarães Rosa

O egresso do Câmpus Três Lagoas (CPTL) Flávio Zancheta Faccioni foi selecionado pelo Programa Leitorados Guimarães Rosa, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Ministério das Relações Exteriores. O Programa seleciona professores brasileiros para divulgar a cultura brasileira e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira em instituições de ensino superior no exterior, com apoio financeiro.

Flávio é graduado, mestre e doutor em Letras pela UFMS e realizou a sua inscrição para o Programa em novembro de 2023. O processo seletivo, realizado em duas etapas, teve aproximadamente 125 inscritos. O egresso recebeu a confirmação que atuaria no exterior em junho junto a outros 18 selecionados e agora está atuando na Universidade Pública de El Alto, na Bolívia.

Para a diretora do CPTL, Larissa da Silva Barcelos, resultados como esse são motivo de orgulho para o Câmpus de Três Lagoas e para toda a Universidade. “Cada conquista dos nossos egressos são significativas e demonstram a qualidade da formação oferecida e a capacidade que a Universidade tem de preparar profissionais competitivos, capazes de abraçar oportunidades relevantes em suas áreas de atuação. Essa realização reflete o empenho dos professores e dos técnicos-administrativos e, no contexto de um câmpus como o de Três Lagoas que tem crescido e se destacado nas mais diversas áreas, esse resultado contribui para o fortalecimento da imagem da Unidade, em âmbito nacional e internacional, como referência educacional no ensino, na pesquisa e na extensão, além de servir de inspiração para nossos estudantes”, enfatiza.

“Os professores e técnicos desempenham papel fundamental nesse processo, pois incentivam os estudantes, desde muito cedo, a se envolverem em programas e projetos capazes de complementar, de maneira significativa, a formação acadêmica e profissional. Essas iniciativas, somadas ao apoio contínuo da Administração Central, que oferta bolsas e editais para financiamentos voltados a pesquisa e a internacionalização, são essenciais na preparação de nossos estudantes”, complementa.

Flávio ficará na Bolívia por dois anos, desenvolvendo atividades educacionais de pesquisa e extensão na carreira linguística e ensinando os estudantes que têm interesse em aprender a língua portuguesa. “A intenção é que esses alunos, ao terem um nível intermediário de língua portuguesa, possam concorrer a bolsas de intercâmbio no Brasil, por meio dos programas que o Ministério das Relações Exteriores possui”, explica.

O egresso reforça que ser professor no exterior sempre foi um sonho, desde quando ministrou aulas de língua portuguesa para estrangeiros no CPTL. “Eu sempre desejei ser professor no exterior e a UFMS sempre me instigou a fazer isso desde 2016, com o meu primeiro financiamento para apresentar trabalho no exterior. Fiz programa de doutorado sanduíche no exterior também, eu estudei na Espanha. Essas experiências, essas vivências conhecendo outras pessoas, outras universidades e outras culturas, me motivaram cada vez mais a ser professor em outro país”, destaca.

“Sei que é uma experiência que conecta as culturas, me faz praticar o espanhol, minha primeira formação enquanto professor, e essa conexão de observar o outro, de compreender o outro e de ver a cultura do outro. Eu vejo isso como muito positivo para a minha formação e também para quando eu volte para o Brasil, para que eu seja um professor plural e observe a heterogeneidade entre as culturas”, finaliza.

Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica