Egresso da Facom atua no Vale do Silício e orienta estudantes da área

Como é a vida e a carreira de um profissional brasileiro da área da computação que atua no Vale do Silício?

Para responder a essa pergunta, o egresso da UFMS, Marcelo Silva Cintra, ministrou a palestra “Vida e carreira sob a visão de um ex-aluno”, na Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep). Cerca de 190 pessoas assistiram à live, transmitida pelo YouTube.

Marcelo é de Corumbá e se formou no curso de Ciência da Computação da Cidade Universitária, em 1997. Atualmente, mora nos Estados Unidos e atua na startup de fintech Meemo, no cargo de Engenheiro de Software full stack. Antes disso, trabalhou como pesquisador nas empresas Sun Microsystems e Intel Labs e como Engenheiro de Software nas empresas Conexant Systems, New Relic e Snapchat.

“Qualquer aluno de graduação, qualquer pessoa tem um potencial enorme (…) mas, muitas vezes, as pessoas se impõem limitações e acham que não vão conseguir morar no Vale do Silício, por exemplo, ou estudar numa grande universidade”, declarou Marcelo. Para ele, remover essas limitações é necessário para eliminar barreiras e seguir seus sonhos.

“O curso de graduação é rico em oportunidades”, disse o engenheiro, que começou sua atuação prática na área por meio de projetos de extensão. Ele recomendou que os estudantes se envolvam com as iniciativas da Universidade e participem de maratonas de computação e estágios. De acordo com ele, também é possível se esforçar no projeto de conclusão de curso para se destacar em entrevistas de emprego.

O professor Amaury de Castro Junior auxilia na organização da Semana de Desenvolvimento Profissional e convidou Marcelo para participar do evento. “O Marcelo é egresso da Faculdade de Computação. Somos da mesma turma e nos formamos em 1997. Como amigo e colega de turma, pude acompanhar um pouco da trajetória acadêmica e profissional do Marcelo. Ele sempre foi um aluno de destaque e isso se refletiu em sua carreira. Acredito que a sua trajetória possa inspirar os nossos alunos e também fazê-los perceber que não importa a sua origem. Se nos dedicamos e aproveitamos as oportunidades que surgem em nossa vida, sempre podemos chegar onde quisermos e construir uma vida e uma carreira de muito sucesso e realizações”, afirma.

Semana de Desenvolvimento Profissional

A Sedep será realizada de hoje até sexta-feira. Mais de 4300 pessoas se inscreveram para participar das atividades organizadas pelos câmpus da UFMS. “O grande objetivo deste evento é aproximar os alunos e egressos do mercado de trabalho. Além da integração com empresas e instituições com a UFMS, seus cursos, estudantes e professores”, explica Amaury.

Segundo o professor, a expectativa é de que os estudantes participem e aproveitem a oportunidade para se atualizar, conhecer pessoas e profissionais do mercado, ter contato com empresas e organizações.

O evento é realizado desde 2017 e este ano toda a programação está disponível remotamente, em plataformas como o Google Meet e o YouTube, como forma de respeitar as normas de distanciamento social.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site sedep.ufms.br.

Texto: Leticia Bueno