Egressa do Curso de Direito é aprovada em exame da ordem nos Estados Unidos

A egressa da Faculdade de Direito (Fadir), Bruna Cavalcante Soares Bomfim, exemplifica a importância da internacionalização na Universidade. Formada pela UFMS, a sul-mato-grossense concluiu o mestrado em Direito em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos (EUA) e, neste ano, foi aprovada no Bar Exam (Exame da Ordem), em Nova Iorque. A prova é direcionada para quem se formou em direito nos Estados Unidos e/ou para exercer a profissão oficialmente no país.

Logo após se formar, em agosto de 2017, a egressa teve a oportunidade de fazer um intercâmbio nos EUA, onde conheceu mais sobre as possibilidades de cursar mestrado e advogar em terras norte-americanas, após a prova da ordem.

De volta ao Brasil, Bruna continuou sua carreira em São Paulo e, em 2021, se candidatou ao mestrado no exterior. A bacharela em Direito foi aprovada com bolsa de estudos em três instituições de ensino: Universidade Duke, Universidade Vanderbilt e Universidade de Boston.

Conhecida pela reputação do seu programa em Direito Societário, a egressa escolheu cursar o Latin Legum Magister (LLM), um curso de pós-graduação lato sensu na Faculdade de Direito da Universidade Vanderbilt. 

Segundo a bacharela, a escolha da Instituição levou em consideração a bolsa ofertada e a possibilidade de prestar o exame em Nova Iorque, que, de acordo com ela, é mais aberto a advogados estrangeiros e onde existem mais oportunidades. “Estou bem realizada e surpresa também, apesar de ter estudado muito. Em razão de o LLM ser um programa curto e super concentrado em uma área específica do Direito (no meu caso, Direito Societário), eu senti a dificuldade técnica de preparação para as demais matérias do exame, e tudo se intensificou ainda mais com os desafios de imigrar para um país novo. Enfim, foi uma caminhada intensa e desafiadora e, por isso, fiquei emocionada e orgulhosa com o resultado. Com certeza a aprovação me deu uma boa dose de motivação para os próximos passos para conquistar meus sonhos profissionais”, afirma Bruna.

O diretor da Fadir, Fernando Lopes Nogueira, reforça que os estudantes também possuem oportunidades no exterior ofertadas pela UFMS. “Com a internacionalização da Universidade Federal, no curso de Direito da Fadir, por exemplo, nós temos convênio com Coimbra, em Portugal; Universidade de Washington, Seattle, Tacoma; Camerino, na Itália; e outras universidades fora do Brasil”, destaca. Além da mobilidade acadêmica e a integração entre os pesquisadores, a parceria com a universidade italiana prevê a dupla diplomação.

A Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) é responsável por articular e promover a cooperação internacional, integrando a Universidade, empresas, governo e sociedade para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na Instituição. A Agência possui um Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional destinado aos estudantes de graduação e pós-graduação, com intuito de enriquecer suas formações acadêmicas e pessoais por meio da imersão cultural em países estrangeiros.

Para facilitar o acesso e divulgação de oportunidades, a Aginova disponibiliza em sua página um quadro de mobilidade acadêmica internacional, que é atualizado conforme surgem novas vagas para intercâmbio. Atualmente, o quadro inclui oportunidades em países da Europa, como Portugal e Espanha, e em países sul-americanos, como Colômbia e Argentina. Entre os pré-requisitos gerais, estão o bom rendimento acadêmico, a matrícula regular e comprovação de proeficiência no idioma do país de destino. As oportunidades são para diferentes níveis de formação, da graduação ao doutorado. Para mais informações, acesse a página da Aginova.

Texto: Elton Ricci e Alíria Aristides

Fotos: Arquivo pessoal de Bruna Cavalcante Soares Bomfim