Educação de pessoas com deficiência é tema de conferência

Foi realizada na quarta-feira (24) a conferência “Atual cenário das políticas educacionais e as diversidades nos espaços escolares”, na 71° SBPC. As palestrantes foram a professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Neiza Frederico de Lourdes Fumes e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Alexandra Ayach Anache. Elas apresentaram tópicos importantes como a educação de pessoas com deficiência no contexto brasileiro.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi apresentada em 2008, e nos governos seguintes passou por atualizações. As palestrantes expuseram que as políticas que hoje existem são poucas e ineficazes, e não garantem uma real inclusão destes estudantes em escolas públicas. Para garantir que a inclusão aconteça, é necessário um melhor envolvimento do estado, uma formação melhor para o professor e uma mudança no currículo tradicional das escolas. Segundo Alexandra Anache, a educação é uma política de estado e não apenas de governo. Incluir o aluno deficiente nas escolas públicas, não significa torná-lo “normal” e sim respeitar a sua diferença.

Texto: Léia Cristina (Monitora SBPC)