Editora UFMS recebe propostas para publicações até 23 de junho

Com o objetivo de dar visibilidade e divulgação aos conhecimentos dos docentes e técnicos-administrativos, a Editora UFMS seleciona propostas para a publicação de livros digitais. As inscrições para o edital Publica UFMS 2020 podem ser feitas até 23 de junho no Sigproj.

Ao todo 30 obras serão selecionadas e a análise das propostas será feita por pareceristas da Universidade e de outras instituições. O responsável pela submissão deve possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, além de cadastro no Open Research and Contributors Identification (ORCiD).

“O edital Publica UFMS oferece uma grande oportunidade de divulgação dos conhecimentos gerados em nossa instituição de forma que incentivamos todos os interessados a participarem. Cabe ressaltar que não serão aceitos trabalhos em formato de dissertação ou tese, o proponente que queira submeter esse tipo de obra deverá fazer uma reformulação formal e textual de seus originais para adaptá-los ao gênero livro”, informou a chefe da Divisão da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques.

Não serão aceitos também biografias, memórias, qualquer outro texto de caráter pessoal ou trabalhos científicos que não tiverem passado por uma reformulação para o gênero. Em caso de obra coletiva, serão aceitos até três organizadores.

Publicações

A docente Marta Costa Beck participou da seleção em 2019. Seu livro “A Expansão do Comércio de Ponta Porã, MS: 1890 a2019”, produzido em coautoria com Sandino Hoff, será publicado agora no mês de junho. “Decidi participar da seleção no ano passado porque a Editora UFMS já publicou outras obras que organizei e o conselho editorial é altamente qualificado. Já encaminhei o edital que está aberto para vários colegas da Universidade”, disse.

A autora contou que o estudo foi desenvolvido durante seu doutorado, realizado de 2014 a 2017. “Após a defesa, um novo projeto de pesquisa, ‘Ações de Desenvolvimento Regional em Mato Grosso do Sul’, desenvolvido por mim e professor Sandino Hoff, assumiu os resultados dessa tese, estendeu os estudos e ampliou o tema com novas pesquisas e categorias de análise, ampliando, também, nossa aprendizagem com o propósito de sermos amadores com mais apreço”, explicou. Após a atualização dos dados, os pesquisadores enviaram a proposta em 2019.

A Editora UFMS tem lançado mensalmente os livros aprovados por meio do edital. Eles são publicados no formato digital e ficam disponíveis para acesso gratuito no repositório institucional.

 

Texto: Ariane Comineti /Vanessa Amin