Edital de vagas ociosas recebe mais de 5 mil inscrições

Os processos seletivos para vagas ociosas costumam ser menos concorridos. Mas, neste ano, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul recebeu mais de 5mil inscritos nas modalidades de ingresso por transferência, portador de diploma e estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou reunião familiar.

Se comparado com os anos anteriores, o número de inscrições de 2017 é um recorde.  De acordo com os dados da Pró-Reitoria de Graduação, a média de inscrições recebidas por chamada aberta era de 1mil inscritos. Em 2016, por exemplo, processo seletivo de transferência de inverno teve o saldo de 1069 inscritos para 900 vagas.

Na visão do Reitor da UFMS, Marcelo Turine, a grande procura é fruto do reconhecimento por parte da sociedade da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade. “Mostramos que nossa universidade tem um histórico e mérito. Muitos querem ter as experiências de aprendizagem com nossos educadores que são doutores e de extrema competência”, comentou o reitor sobre o recorde nas inscrições.

Entre os cursos com vagas abertas, o grande destaque, em termos de procura, ficou com Direito, 353 inscritos na modalidade de transferência e 254 para portador de diploma. Os 607 que optaram por Direito disputam 8 vagas.  Outro curso muito concorrido foi o de Medicina, do Câmpus de Três Lagoas: 320 inscritos para transferência e 395 inscrições na modalidade portador de diploma, concorrem na disputa por 5 vagas.

O sucesso da chamada de verão das vagas ociosas também está relacionado com as mudanças no processo de entrada. Desta vez, os candidatos puderam se inscrever via internet, pelo portal www.ingresso.ufms.br. Todas as etapas foram online e não houve aplicação de prova ou cobrança de qualquer taxa. A desburocratização da inscrição estimulou a procura das pessoas.

Segundo a PROGRAD a seleção dos inscritos será feita através de uma análise curricular. O processo será feito em etapas, primeiro na modalidade de transferência, depois nas outras modalidades. Vale lembrar que os portadores de diploma e portadores de visto de refugiado só serão chamados em caso de haver vagas disponíveis, após o término da chamada de transferência.