E-books da Editora UFMS estão disponíveis para acesso no repositório da Universidade

Novos livros eletrônicos foram publicados pela Editora UFMS e já estão disponíveis para acesso no Repositório Institucional. Só no mês de dezembro, foram oito e-books publicados sobre assuntos diversos. 

“Povos Indígenas: Histórias e Antropologias em Mato Grosso do Sul” é uma das obras disponíveis. Organizado pelos pesquisadores Álvaro Banducci Júnior, Antônio Hilário Aguilera Urquiza e José Henrique Prado, o livro traz uma seleção de trabalhos apresentados inicialmente como monografia no curso de pós-graduação em Antropologia e História dos Povos Indígenas. 

Outro livro digital é “Linguística Popular/Folk Linguistics – Saberes linguísticos de meia tigela?”, que tem como organizadores Marcelo Rocha Barros Gonçalves, Roberto Leiser Baronas e Tamires Cristina Bonani Conti. A obra busca apresentar as dimensões da Linguística Popular e conta com a contribuição de 27 pesquisadores de diferentes instituições.

Também está disponível no Repositório da UFMS o e-book “Chaco: caracterização, riqueza, diversidade, recursos e interações”, com organização de Ângela Lúcia Bagnatori Sartori, Paulo Robson de Souza e Rosani do Carmo de Oliveira Arruda. A obra é multidisciplinar e foi elaborada com a participação de especialistas convidados. De 58 pesquisadores participantes, 39 são da UFMS. “São, no Brasil, os especialistas que mais conhecem o Chaco em suas áreas de atuação”, descrevem os organizadores.

Em 2021, foram abertos dois editais de apoio à publicação de e-books para divulgação e popularização da ciência, com o objetivo de selecionar propostas de livros digitais produzidos por professores e técnicos administrativos da Universidade. Além de dar visibilidade à produção de servidores da UFMS, os processos seletivos buscam proporcionar a difusão científica e de conhecimento, técnicas ou tecnologias relevantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

A secretária da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques, explica que a primeira seleção recebeu 42 inscrições, enquanto o segundo edital recebeu 19. “Neste momento, estamos iniciando o processo de contratação das obras já selecionadas”.

O prazo para a divulgação da análise preliminar de enquadramento e avaliação das propostas na seleção para apoio à publicação de e-books pela Editora UFMS foi estendido até o dia 15 de fevereiro. 

Acesso em diversos países

O incentivo à publicação de livros digitais não contribui apenas com a divulgação e popularização da ciência no Brasil, mas também possibilita que leitores de diferentes países  tenham acesso ao conteúdo. Dados referentes aos downloads dos e-books indicam que os livros foram acessados em países de outros continentes.

“São leitores de países como os Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Portugal, Itália, México, Chile, Argentina, Marrocos, Angola, Moçambique, Japão”, detalha a secretária da Editora UFMS.

Um exemplo é o e-book “Ciências do Léxico – volume IX”, das organizadoras Aparecida Negri Isquerdo e Celina Márcia de Souza Abbade. A obra foi acessada por 630 leitores nos Estados Unidos, número que supera os 617 downloads de usuários no Brasil. O livro também foi acessado por pessoas na Irlanda, Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina, Itália, Suécia e Angola.

Também se destacam os acessos à obra “Sensoriamento remoto para fins geológicos: noções teóricas e práticas”, do autor Antonio Conceição Paranhos Filho. Os acessos no Brasil lideram, com 527 downloads, mas também há leitores nos Estados Unidos, Irlanda, Angola, Reino Unido, Japão, Moçambique, Portugal, França e Argentina. 

Todas as obras digitais da Editora podem ser acessadas gratuitamente no Repositório da UFMS.

Texto: Mylena Rocha