Drenagem urbana é tema de webinar com professores da Universidade

No dia 21 de maio, às 19h, será realizado o webinar “Drenagem urbana – planejamento e técnicas sustentáveis”, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MS). Serão três palestrantes de diferentes instituições de ensino, especializados em três diferentes áreas do tema.

“O tema da drenagem urbana é urgente e necessário, pois trata de assuntos muito práticos e cotidianos como enchentes e inundações que são um grande desafio nas cidades do mundo todo”, explica Ariel Ortiz, professor da UFMS e conselheiro da ABES-MS. “O foco do webinar será o planejamento urbano e o uso de técnicas sustentáveis para controle de enchentes e mitigação de outro impactos, como a piora da qualidade da água e a sedimentação de reservatórios, como o que ocorreu no lago do Parque das Nações Indígenas nos últimos meses”.

Segundo o professor, além de aspectos do zoneamento ecológico-econômico como instrumento de uma política municipal de drenagem das águas pluviais, os debatedores convidados também irão abordar a importância do monitoramento das chuvas e dos níveis dos córregos, e o uso de técnicas sustentáveis para controlar inundações.

O evento online é gratuito e as inscrições devem ser feitas acessando aqui. “Nossa expectativa é atingir um público técnico e profissional da arquitetura e engenharia, incluindo gestores e tomadores de decisão. Inclui-se aí o corpo discente das universidades”, afirma Ariel. “Não obstante pretendemos atingir o público em geral, uma vez que trata-se de um webinar de alcance nacional”.

Os palestrantes convidados são:

• Enio Arriero Shinma, professor da UFMS – Monitoramento Hidrológico em Bacias Urbanas;
  • Fabio Ayres, professor da UEMS – Planejamento Urbano e Drenagem: O Zoneamento Ecológico Econômico;
  • Leandro Baís, professor da Uniderp – Drenagem Urbana Sustentável.

Texto: Leticia Bueno