Doutorandos da UFMS podem se candidatar a bolsas para estudos no exterior

Interessados em bolsas de doutorado sanduíche no exterior têm até o dia 18 de fevereiro para se inscreverem no processo seletivo realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp).  As bolsas são vinculadas ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), edição 2018/2019, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio do Edital CAPES 41/2018.

Podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos de doutorado da UFMS: Administração (Esan); Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (INBIO); Biotecnologia e Biodiversidade (em rede – Facfan); Ciência da Computação – UFMS/UFG (Facom); Educação (Faed); Ciência Animal (Famez); Ciências Veterinárias (Famez); Ensino de Ciências (Infi); Educação Matemática (Inma) e Letras (CPTL).

As inscrições devem ser feitas no SIGProj e as propostas devem estar alinhadas a pelo menos um dos sete temas constantes no Plano Institucional de Internacionalização da UFMS que são: Ecologia, biomas e sistemas sustentáveis; Agronegócio; Saúde humana e saúde animal; Bioeconomia e biotecnologia; Novos materiais; Educação, Linguagens, Etnias, Direitos Humanos e Tecnologias Sociais; e Cidades Inteligentes.

Cada proposta deverá também estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS), acordados pela ONU, em 25 de setembro de 2015.

Na modalidade de doutorado sanduíche no exterior, estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição de ensino superior no exterior, retornando obrigatoriamente ao Brasil, após a finalização da bolsa, para a integralização de créditos e a defesa de tese.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site da Propp.

 

Texto: Ariane Comineti