Documentário da TV UFMS integra programação de festival internacional de cinema

O documentário Identidade indígena no meio urbano, produzido pela TV UFMS, estreou na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A produção integra a série documental Ekobé, que tem a participação de outras seis TVs universitárias brasileiras. O Festival começou no dia 11 de junho e encerrou a programação no domingo, 16, em Goiás.

O curta-metragem produzido pela TV UFMS aborda a ocupação indígena em Campo Grande, por meio da narrativa sobre a aldeia urbana Marçal de Souza, a primeira do país. A narrativa dialoga sobre a inserção dos povos indígenas no contexto urbano, assim como os desafios para a manutenção e reafirmação de suas culturas e identidades, inclusive dentro da Universidade.

Para a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro, a participação no festival internacional demonstra a qualidade da TV UFMS no cenário da comunicação universitária no país. Ela também ressalta que é fundamental abordar a temática indígena, considerando o  contexto do Estado. “Cada episódio da série aborda uma singularidade regional. Mato Grosso do Sul é o terceiro com a maior população indígena do país e a UFMS tem, cada vez mais, ampliado as oportunidades de ingresso e permanência para esses estudantes. Pensando nisso, é importante discutir os desafios que essas populações enfrentam, assim como as possíveis saídas para que possamos ampliar a diversidade de culturas e identidades”, afirma.

Ekobé significa “vida que vem da terra” em tupi-guarani e aborda o tema da ocupação humana. Em sete episódios com 15 minutos cada, a série apresenta narrativas sobre a experiência de habitar o planeta, assim como a relação entre os seres humanos e o ambiente. Além da TV UFMS, a série tem a participação da TV UFMG, TV UFG, UnB TV, UEG TV e PUC TV Goiás.

A temática da série Ekobé dialoga com o Fica, que propõe estimular a reflexão sobre o ser humano e o meio ambiente. O Fica é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Universidade Federal de Goiás.

Em breve, os episódios serão veiculados pelas TVs universitárias participantes. Confira o teaser da série documental:

Texto: Mylena Rocha

Foto: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás