Docentes poderão atuar na Educação a Distância

Quatro seleções estão abertas em diversas frentes de atuação na Educação a Distância da UFMS. As oportunidades são voltadas a professores da Universidade e as inscrições podem ser feitas no Sigproj. Para todas as oportunidades há previsão de bolsas que variam conforme as atividades.

“Está cada vez mais evidente que estamos passando por uma era de transformação digital, onde as tecnologias e metodologias de educação digital e a distancia são cada vez mais importantes para garantir aos nossos jovens uma educação gratuita, de qualidade e inclusiva. Assim estas oportunidades, em conjunto com os cursos de formação que são ofertados pela Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) são grandes diferenciais para enriquecimento do currículo dos nossos docentes frente as necessidades emergenciais que estamos enfrentando”, apontou o diretor da Agência, Hércules Sandim.

O diretor explicou que a Agead é a unidade responsável pelas tecnologias e metodologias de educação digital e a distancia na UFMS e quem faz a articulação do financiamento dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

Metodologia Científica

A seleção de um Professor Pesquisador tem como objetivo a produção de material didático instrucional e ofertas mensais de cursos institucionais na modalidade a distância na temática de Metodologia Científica.

Para esta oportunidade podem participar professores efetivos ou aposentados da UFMS com experiência mínima de 10 anos no magistério do ensino superior e experiência docente comprovada mínima de cinco anos na temática. É preciso que residam em Campo Grande; que tenham publicações em periódicos internacionais; experiência comprovada como revisor de periódicos internacionais e que comprovem orientações em programas de iniciação científica; dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso. Outro requisito é ter realizado curso de atualização na temática de Metodologia Científica nos últimos três anos.

As inscrições vão até 22 de maio. O edital completo desta seleção pode ser acessado aqui.

 

Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar

Há oportunidades para Professores Formadores atuarem no Curso Superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar. Ao todo são sete disciplinas a serem ministradas para cinco polos: Campo Grande, Corumbá, Miranda, Ponta Porã e Três Lagoas. Cada candidato poderá se inscrever para uma disciplina.

Entre os requisitos para participação estão ter experiência mínima de um ano e meio de magistério do ensino superior; ter experiência docente comprovada na área da disciplina residir em Campo Grande, e ter disponibilidade para eventuais viagens aos polos. Além de ser professor efeito da UFMS, é preciso também se atentar aos requisitos de formação para cada vaga.

As inscrições estão abertas até 5 de junho. O edital completo desta seleção pode ser acessado aqui.

 

Especializações

Há oportunidades também para Professor Formador / Orientador para atuação nos cursos de especialização oferecidos pela Universidade na modalidade a distância iniciados com financiamento da UAB em 2020. Os candidatos poderão se inscrever para as especializações em: Ensino de Sociologia; Linguística Aplicada e Ensino de Línguas; e Gestão em Segurança Pública.

Entre os pré-requisitos estão ser professor em exercício na UFMS; com experiência mínima de um ano no magistério do ensino superior; e ter habilidade no uso de computadores no ambiente Windows e/ou Linux e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet. Há requisitos específicos de formação para cada especialização.

As inscrições iniciam em 24 de maio e vão até 22 de junho. O edital completo desta seleção pode ser acessado aqui.

 

Graduações

Para atuação na reoferta dos cursos de graduação na modalidade a distância, desenvolvidos pela UFMS em parceria com a UAB, também serão selecionados Professores Formadores. As reofertas poderão ser realizadas no próximo período letivo especial de inverno ou então no segundo semestre de 2021. Ao todo são 26 oportunidades para disciplinas nos cursos de Administração Pública; Educação Física; Letras (Português e Espanhol) e Pedagogia.

Para participar é preciso residir em Mato Grosso do Sul; ter experiência mínima de um ano no magistério do ensino superior; com experiência docente comprovada na área de conhecimento da disciplina; ter ministrado ao menos uma disciplina ou módulo a distância em cursos de graduação ou especialização; e ter disponibilidade para viagens aos polos. Há ainda requisitos específicos para cada disciplina.

As inscrições iniciam em 24 de maio e vão até 22 de junho. O edital completo desta seleção pode ser acessado aqui.

 

 

Texto: Ariane Comineti