Os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física, da Faculdade de Educação (Faed); de Zootecnia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez); e da Fronteira, no campus de Ponta Porã (CPPP), selecionam docentes para atuarem como tutores. As inscrições devem ser feitas no Sigproj de 15 a 23 de junho, para os dois primeiros grupos, e de 24 a 30 de junho, para o último.
Podem se candidatar docentes dos cursos das graduações indicadas nos editais que trabalhem com regime de dedicação exclusiva, que tenham título de doutor ou mestre e que comprovem atuação efetiva em cursos e atividades da graduação, da pesquisa e da extensão por três anos anteriores à avaliação do processo seletivo, entre outros requisitos.
Entre as atribuições do tutor estão o planejamento e supervisão das atividades e orientação dos estudantes bolsistas e não bolsistas e o fornecimento de dados e informações no Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (SIGPET) do Ministério da Educação (MEC). O tutor deve realizar também o planejamento anual das atividades, a aplicação dos recursos financeiros, a prestação de contas e a elaboração dos relatórios para a Pró-reitoria de Graduação e para o MEC, ações que devem ser construídas coletivamente entre os membros do grupo.
“A atuação deve ser totalmente integrada aos estudantes para o progresso acadêmico do grupo, estimulando o bom rendimento escolar. O grupo deve também realizar periodicamente avaliações de desempenho de todos os membros, tutor e petianos, para identificação dos pontos positivos e negativos”, pontuou o presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos grupos PET (CLAA-PET), professor Teofilo Fernando Mazon Cardoso.
Os grupos PET realizam inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão em ambientes internos e externos à Universidade. “Promovem o intercâmbio do conhecimento em distintas realidades sociais. Estas interações nas ações promovem o crescimento acadêmico e científico dos petianos e também despertam um comportamento moral, ético e cidadão para com a comunidade”, explicou o docente.
Confira a seguir os editais de seleção:
Texto: Ariane Comineti