Divulgados primeiros estudantes beneficiados com auxílio para participação em eventos

Cinco estudantes do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas são os primeiros selecionados para receberem auxílio para participar de eventos externos (veja edital abaixo). O benefício é concedido por meio de edital lançado pelas pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte; de Assuntos Estudantis; de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação em setembro (clique aqui) a acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação da Cidade Universitária e dos câmpus.

Serão destinados R$ 100 mil aos auxílios, financiados com recursos próprios da UFMS. O benefício poderá ser utilizado para compra de passagens (aéreas ou terrestres), hospedagem, alimentação, transporte urbano, entre outros.

“O processo seletivo tem por objetivo contribuir com a formação acadêmica dos nossos estudantes para a participação em eventos de caráter científico, técnico-científico, de inovação, empreendedorismo, artístico e cultural”, afirma o diretor de Assuntos Estudantis, Edilson José Zafalon.

É possível solicitar o benefício até 5 de dezembro no Sigproj. O estudante coordenador da proposta deve efetuar a inscrição até o dia 10 do mês anterior a participação no evento. Somente em caso de interesse institucional as pró-reitorias poderão autorizar, em caráter excepcional, as submissões fora do prazo estabelecido.

As listas de selecionados são divulgadas até 40 dias após a submissão da proposta, que também deve estar vinculada a uma área do conhecimento e a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em até 30 dias após o encerramento do evento, o estudante coordenador da proposta deverá fazer a prestação de contas no Sigproj, sob pena de devolução dos recursos concedidos. Para verificar se a proposta foi aprovada, basta acessar o Boletim Oficial.

Modalidades de apoio

O auxílio contempla quatro modalidades de apoio, com valores que variam conforme a modalidade de cada candidato, mas o auxílio mínimo é de R$ 60. Caso o estudante tenha outras bolsas, o auxílio poderá ser acumulado.

A primeira modalidade é destinada a estudantes de graduação que participarão em eventos nacionais ou internacionais, com recurso financeiro exclusivamente para trabalhos aceitos pela Comissão Organizadora do Evento, com limite de um evento por semestre.

A segunda, se refere aos matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, também em eventos nacionais ou internacionais: não há limite de eventos por semestre, mas a solicitação do auxílio será condicionada à aprovação da coordenação do Programa.

A terceira modalidade é para eventos organizados pelas pró-reitorias, com recursos destinados à participação dos estudantes em eventos relacionados às ações de extensão, como Empresas Juniores, Atléticas, Representação Estudantil, Ligas Acadêmicas, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) ou outras atividades de extensão. Só poderão participar estudantes vinculados às representações devidamente cadastradas.

A quarta e última modalidade concede bolsa coletiva para eventos relacionados às ações de extensão (PET, PIBID, Atléticas, entre outros). Neste caso, o valor total do auxílio concedido será dividido igualmente entre os participantes.

Confira a primeira lista de beneficiados abaixo.

Download (PDF, 228KB)

Texto: Vanessa Amin/Gabrielle Tavares