Cinco estudantes do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas são os primeiros selecionados para receberem auxílio para participar de eventos externos (veja edital abaixo). O benefício é concedido por meio de edital lançado pelas pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte; de Assuntos Estudantis; de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação em setembro (clique aqui) a acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação da Cidade Universitária e dos câmpus.
Serão destinados R$ 100 mil aos auxílios, financiados com recursos próprios da UFMS. O benefício poderá ser utilizado para compra de passagens (aéreas ou terrestres), hospedagem, alimentação, transporte urbano, entre outros.
“O processo seletivo tem por objetivo contribuir com a formação acadêmica dos nossos estudantes para a participação em eventos de caráter científico, técnico-científico, de inovação, empreendedorismo, artístico e cultural”, afirma o diretor de Assuntos Estudantis, Edilson José Zafalon.
É possível solicitar o benefício até 5 de dezembro no Sigproj. O estudante coordenador da proposta deve efetuar a inscrição até o dia 10 do mês anterior a participação no evento. Somente em caso de interesse institucional as pró-reitorias poderão autorizar, em caráter excepcional, as submissões fora do prazo estabelecido.
As listas de selecionados são divulgadas até 40 dias após a submissão da proposta, que também deve estar vinculada a uma área do conhecimento e a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em até 30 dias após o encerramento do evento, o estudante coordenador da proposta deverá fazer a prestação de contas no Sigproj, sob pena de devolução dos recursos concedidos. Para verificar se a proposta foi aprovada, basta acessar o Boletim Oficial.
Modalidades de apoio
O auxílio contempla quatro modalidades de apoio, com valores que variam conforme a modalidade de cada candidato, mas o auxílio mínimo é de R$ 60. Caso o estudante tenha outras bolsas, o auxílio poderá ser acumulado.
A primeira modalidade é destinada a estudantes de graduação que participarão em eventos nacionais ou internacionais, com recurso financeiro exclusivamente para trabalhos aceitos pela Comissão Organizadora do Evento, com limite de um evento por semestre.
A segunda, se refere aos matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, também em eventos nacionais ou internacionais: não há limite de eventos por semestre, mas a solicitação do auxílio será condicionada à aprovação da coordenação do Programa.
A terceira modalidade é para eventos organizados pelas pró-reitorias, com recursos destinados à participação dos estudantes em eventos relacionados às ações de extensão, como Empresas Juniores, Atléticas, Representação Estudantil, Ligas Acadêmicas, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) ou outras atividades de extensão. Só poderão participar estudantes vinculados às representações devidamente cadastradas.
A quarta e última modalidade concede bolsa coletiva para eventos relacionados às ações de extensão (PET, PIBID, Atléticas, entre outros). Neste caso, o valor total do auxílio concedido será dividido igualmente entre os participantes.
Confira a primeira lista de beneficiados abaixo.
Texto: Vanessa Amin/Gabrielle Tavares