Divulgado resultado da seleção de bolsistas para projeto em parceria com Incra

Os estudantes que se inscreveram no processo seletivo para participar da ação de extensão “Desenvolvimento de processos inovadores de supervisão ocupacional com o ímpeto de promover ações necessárias à titulação em projetos de assentamento federais do Programa Nacional de Reforma Agrária e de Regularização Fundiária no Estado do Mato Grosso do Sul”,  já podem conferir o resultado, clicando aqui.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e coordenado pela professora da Faculdade de Direito (Fadir) Tchoya Gardenal Fina do Nascimento. A iniciativa tem como objetivo realizar estudo e pesquisa sobre a regularização fundiária dos assentamentos e glebas nos municípios do Estado. “Esse procedimento é imprescindível para o combate à desigualdade social e à pobreza, dando a milhares de famílias a oportunidade de poderem se sustentar, desenvolver e crescer por meio da agricultura familiar dentro das terras concedidas”, argumenta.

“Após o projeto avançar com a visita in loco aos assentados para coleta de dados e documentos iniciaremos uma nova etapa com envolvimento de acadêmicos e professores da UFMS, que desenvolverão projetos de extensão e auxiliarão no tabelamento dos dados coletados perante os assentados, proporcionando informações sobre os aspectos socioeconômicos dos assentamentos e seus moradores, imprescindíveis para fomentar políticas públicas”, ressalta o coordenador de campo do projeto Sandro Dornelles.

De acordo com ele, o processo seletivo contou com mais de 200 acadêmicos inscritos, de todos os cursos e Câmpus. “Inicialmente serão convocados 30 acadêmicos da Cidade Universitária e cinco acadêmicos de cada Ccâmpus”, diz.

As bolsas serão pagas pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Ciência (Fapec). Os bolsistas deverão cumprir as metas estabelecidas. Para isso, serão realizados encontros presenciais para treinamento e ajustes.

Texto: Vanessa Amin