De 21 a 25 de outubro, será realizado na Cidade Universitária o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS. Além das apresentações dos 1,8 mil trabalhos aprovados, uma programação especial foi preparada com palestras, oficinas e visitas técnicas aos laboratórios e espaços de ensino e pesquisa da UFMS.
Todas as atividades são gratuitas, abertas à comunidade, e os interessados já podem se inscrever nesta página. Estudantes, professores, técnicos-administrativos e egressos que tiveram os trabalhos aprovados também já podem conferir os locais e horários das sessões técnicas aqui.
Conforme a diretora da Escola de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e coordenadora geral do Integra UFMS, Liana Dessandre Duenha, todas as ações foram propostas por servidores da Universidade e organizadas por uma comissão para atender tanto ao público da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), composto por alunos e professores da Rede Básica de Ensino, quanto ao público universitário. “São aproximadamente 40 palestras e oficinas, além de mais de 50 visitas técnicas a laboratórios e espaços físicos de ensino e pesquisa da UFMS”, aponta.
Na programação, duas palestras em destaque serão realizadas presencialmente, mas terão também transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. O intuito é ampliar o acesso às informações trazidas pelas pesquisadoras.
A abertura na segunda-feira, 21, terá a participação da diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Juana Nunes Pereira, que irá ministrar a palestra Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. A solenidade será a partir das 18h no Teatro Glauce Rocha.
Na quarta-feira, 23, o tema abordado pela professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, Marcia Begalli, será Uma breve jornada pela Física das partículas elementares. A palestra será no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, a partir das 14h.
A coordenadora do Integra UFMS 2024 observa que, durante a Fetec-MS, a Universidade deve receber a visita de aproximadamente dois mil alunos da Educação Básica. “Essa é uma excelente oportunidade para que todos nós da UFMS possamos recebê-los de braços abertos, mostrar o que temos de melhor em termos de produção acadêmica e incentivá-los a seguir pelo caminho da educação e da ciência, ajudando a mudar o futuro do nosso Estado”, finaliza.
Todas as informações sobre o Integra UFMS 2024 podem ser acessadas na página do evento.
Texto: Ariane Comineti