Divulgada classificação para o programa de estágio do Governo de MS

Estudantes que se inscreveram para o Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de MS podem consultar a classificação final neste link, no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). A convocação para a segunda fase do processo seletivo, que consiste na capacitação que será realizada a partir de janeiro de 2022, está prevista para esta semana.

As atividades serão realizadas por meio do projeto de extensão que tem o mesmo nome do programa do governo, coordenado pela professora da UFMS, Marta Beck. “O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho, por meio do estágio supervisionado com atuação na administração pública, e também promover a capacitação técnica dos gestores dos órgãos públicos de MS, promovendo o aprimoramento das técnicas de trabalho de modo a otimizar os ensinamentos e aproveitamentos dos estagiários”, informou.

A docente explicou que todos os estudantes convocados para o estágio terão de participar da capacitação. “O estudante precisa participar e ser aprovado para poder começar a estagiar. Teremos duas turmas, a primeira, de 125 estudantes, irá iniciar as atividades em 3 de janeiro. As aulas vão até 8 de fevereiro, serão on-line, de segunda a sábado. A previsão é de que os aprovados iniciem o estágio nos órgãos públicos a partir de 14 de fevereiro”, disse.

A capacitação será ministrada na plataforma de educação a distância (Ead) da Fapec. Os convocados irão receber em seu e-mail o login e senha para acesso.

Os cursos serão ministrados por professores da UFMS e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que têm conhecimento na área de gestão pública, para que os estudantes, ao iniciarem as atividades de estágio, já tenham conhecido as plataformas que o governo utiliza e demais informações. “Teremos ao longo do programa cerca de 200 gestores que receberão os estudantes e eles também serão capacitados. Serão sete capacitações presenciais e também serão com os professores da UEMS e da UFMS”, acrescentou Marta.

Os estudantes classificados para o programa de estágio do Governo de MS são das instituições integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS): UFMS, UEMS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCBD) e Uniderp Anhanguera.

A previsão é de que a segunda turma seja convocada para a capacitação em agosto e setembro de 2022.

 

Texto: Ariane Comineti