Saiu a primeira convocação para matrícula de Movimentação Interna e Reingresso

Os candidatos aprovados no processo seletivo de Movimentação Interna e Reingresso da UFMS têm até hoje (11) para realizarem sua matrícula na Coordenação de Gestão Acadêmica da Unidade Setorial onde é oferecido o curso para o qual se inscreveu na Coordenação de Gestão Acadêmica de seu curso de origem. Os estudantes devem entregar cópia impressa e assinada do requerimento de matrícula durante o expediente, no período de  7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, de acordo com o Edital 281/2019 da Pró-reitoria de Graduação.

Para não perder o vínculo com a Instituição, os acadêmicos selecionados devem concluir o segundo semestre de 2019 no curso de origem, em que as disciplinas poderão ser aproveitadas. É importante ressaltar que a partir do momento que o acadêmico entrega o requerimento de matrícula e é gerado um novo RGA, ele não poderá retornar para o curso de origem.

“Buscamos manter o aluno dentro da Instituição e fazer com que ele faça o curso que vai lhe trazer mais satisfação, às vezes ele queria um curso, depois decidi mas quer outro. Por exemplo, entrou em engenharia, mas quer ir pra outra, entrou no bacharelado e quer licenciatura. A gente deseja que ele se dedique mais ao curso e que consiga concluir no tempo mais certo possível no curso que se identifica mais, com maiores chances de adesão e identificação”, ressalta o pró-reitor de Graduação, Ruy Caetano.

Ao todo, foram solicitados 84 pedidos de movimentação interna nos campus de Chapadão do Sul, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e na Cidade Universitária. As aulas do primeiro semestre de 2020, terão início a partir de 17 de fevereiro.

O pró-reitor de Graduação, Ruy Caetano, explica que “o edital prevê dois tipos de entrada nos cursos. O primeiro é o reingresso do aluno que perdeu o vínculo com a Instituição e quer reingressar. Este aluno pode ter jubilado, desistido por algum motivo e quer retornar, e se inscreve nesse edital. Tendo vaga no curso ele pode reingressar. O segundo é a movimentação interna, que permite com que um aluno saia de um curso e vá para outro, antigamente, tínhamos opção só para cursos homônimos que ficassem na mesma área de conhecimento, mas é preciso que haja vagas restantes. Os alunos são ‘ranqueados’ conforme desempenho acadêmico. Tem maior chance de conseguir se movimentar aqueles com histórico mais avançado, os que fizeram mais disciplinas. Se o aluno tiver um desempenho ruim, fica prejudicado. Se tiver muitas reprovações, por exemplo, tem menor chance de ele entrar”.

Confira abaixo, na íntegra, o Edital de Convocação para matrícula.

Download (PDF, 286KB)

Além disso, também pode ser consultado aqui o resultado da análise dos recursos solicitados no processo seletivo.

Texto: Mara Machado (estagiária de Jornalismo)