Dirigentes da UFMS e UFRN se reúnem para discutir sobre Reunião Anual da SBPC

Na tarde desta sexta-feira (26), o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo se reuniram com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo para um diálogo sobre a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na ocasião, estavam presentes também a senadora Soraya Thronicke e o chefe da Divisão de Empreendedorismo e Ambiente de Inovação da UFMS, Jardel Mattos.

Para o reitor da UFRN, próxima Universidade sede da Reunião Anual da SBPC, a troca de experiências entre reitores é essencial para a preparação de um grande evento. “Eu fiquei impressionado com a organização do evento desse ano. O evento tem dimensões muito grandes, a organização é muito complexa e nós [UFRN] vamos organizar a próxima edição. Essa experiência que estamos tendo aqui é de extrema importância para que a gente possa fazer a organização do evento lá”.

O maior evento científico da América Latina será realizado em julho de 2020 em Natal (RN). Melo comentou que já foram criadas comissões para a realização da 72ª Reunião Anual da SBPC. “Estamos com uma comissão que cuida do projeto do evento através da nossa Secretaria de Gestão de Projetos e nós temos outra comissão que é a de produção científica, que contém pessoas da própria instituição e também membros da SBPC”.

A UFRN já sediou a Reunião Anual da SBPC em outras duas ocasiões, em 1998 e 2010. A edição de 2020 será em comemoração aos 60 anos de federalização da Universidade. “A SBPC é um evento de extrema importância para a discussão da ciência e que tem uma participação muito forte não só de pesquisadores, mas também de estudantes do ensino básico e superior. Estamos muitos motivados para fazer um evento que seja cada vez melhor e queremos que todos que estão presentes nesta edição da UFMS, estejam também presentes na próxima edição”.

A 71ª Reunião Anual da SBPC, realizada na UFMS, contou com mais de 21 mil inscritos e recebeu estudantes, professores, pesquisadores e autoridades de 599 municípios do Brasil.

Texto e Fotos: Jhayne Lima (Estagiária de Jornalismo)