O reitor Marcelo Turine se reuniu com o novo diretor da Faculdade de Medicina, Marcelo Luiz Brandão Vilela, para discutir os desafios e as prioridades para a graduação e a pós-graduação ainda para 2019. Entre os assuntos tratados, que já foram aprovados pela Administração, estão o investimento de aproximadamente R$ 60 mil em equipamentos e infraestrutura para os cursos de graduação e de pós-graduação; a oferta de uma nova vaga para concurso público docente para o fortalecimento da Residência Médica em Homeopatia; e a definição da data da colação de grau dos estudantes de Medicina, que será realizada no dia 17 de dezembro de 2019, na Cidade Universitária.
O diretor tomou posse no último dia 28 para o quadriênio 2019-2023. “Desejo fazer uma boa gestão à frente da Faculdade de Medicina. Estou coletando todos os desafios e estarei 100% focado para fortalecer a faculdade, entendendo as necessidades e as especificidades da formação”, enfatizou.
Ex-secretário municipal de Saúde de Campo Grande, o médico possui doutorado em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado em Urologia Pediátrica pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos. É professor da UFMS desde 2013. Em setembro deste ano recebeu da Câmara dos Vereadores a Medalha Dr. Arlindo de Andrade, em reconhecimento aos serviços prestados ao município de Campo Grande.
Com experiência em gestão na área de Saúde, Vilela atuou como coordenador de Residência Médica na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Grande e do Programa de Residência Médica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, entre outras funções.
O Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, regulamenta o processo de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior, e estabelece que o diretor de Unidade Universitária é nomeado pelo reitor dentre os indicados em lista tríplice. A lista tríplice, conforme art. 91 do Regimento Geral da UFMS, é elaborada pelo Conselho de Unidade da Administração Setorial após consulta pública.
Elaborada a lista com base em decisão do Conselho, compete ao reitor a nomeação de um dos três indicados na lista. Os três nomes foram analisados pela Administração Central e consultados no Sistema Integrado de Nomeações e consultas (Sinc), da Casa Civil. O cargo de Diretor de Unidade é um cargo em comissão ou função de confiança da Administração Superior, sendo quea nomeação seguiu os dispositivos legais, incluindo-se o fato de comprovação de inexistência de pendências ao tempo da nomeação, critérios técnicos e discricionários de acordo com o Decreto nº 9.727, de 15 de março de 2019.
Assim, a nomeação para o cargo de direção da Famed obedeceu a lista tripla elaborada pelo Conselho da Unidade, a legislação e faz parte da rotina administrativa da UFMS e de todas as universidades federais brasileiras, além de seguir o Estatuto e o Regimento Geral da UFMS.
Texto: Rose Pinheiro
Foto: Gustavo Zampieri