Diretor da Faculdade de Medicina é reconduzido ao cargo por mais quatro anos

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 29, a cerimônia que reconduziu o professor Marcelo Luiz Brandão Vilela ao cargo de diretor da Faculdade de Medicina (Famed). A solenidade marcou o início de um novo mandato e teve a presença de membros do Conselho da Famed, docentes, técnicos-administrativos, estudantes e profissionais.

O reitor Marcelo Turine agradeceu ao diretor pelo trabalho realizado junto à Famed nos últimos anos. “Quero agradecer pela sua gestão nesses quatro anos, que se encerrou ontem, e pela nova que começa agora e segue até 2027. Então, parabéns e sucesso! […] Que possamos, juntos, construir uma saúde pública com mais qualidade, com atendimento aos nossos pacientes, formação dos estudantes e geração de conhecimento em várias especialidades”, disse.

A vice-reitora Camila Ítavo agradeceu a contribuição e relembrou os desafios enfrentados ao longo da gestão da Faculdade de Medicina, principalmente ao longo da pandemia. “Quando a gente vem numa posse, passa o filme na cabeça também. [Lembro] do desafio, da direção, da humanidade que a Famed tomou. Desejo que a Faculdade de Medicina seja cada vez mais brilhante, ela brilha ainda mais com os nossos programas de pós-graduação. Tenho certeza de que vamos, cada vez mais, contribuir com a formação e com o nosso estado, e com o país em projetos e expectativas. Parabéns, sucesso, e mais uma vez muito obrigada, em nome da Universidade”, agradeceu.

O diretor Marcelo Vilela tomou posse no quadriênio de 2019-2023 e agora permanece no cargo até 2027. Ele expressou gratidão e felicidade, e citou as adversidades durante sua primeira gestão. “Fazer gestão é uma coisa bem desafiadora e eu gosto de desafio. E nós conseguimos passar por períodos difíceis, conseguimos melhorar a organização, a transparência dos processos. Ainda tem muita coisa para ser realizada, mas eu garanto que a gente conseguiu muitos avanços de gestão”, disse.

A coordenadora do Curso de Medicina, Débora Marchetti Chaves Thomaz, relembrou os momentos de desenvolvimento que a graduação passou e apontou como a gestão fez a diferença nos últimos quatro anos. “Foram muitos desafios desde que o Marcelo assumiu a gestão, não só da pandemia, mas também nós fundamos um projeto pedagógico de curso, e a gente ainda está mudando esse projeto. Ele fez muita diferença em tudo o que a gente conquistou, então eu, como coordenadora do curso, em nome dos professores e dos estudantes, agradecemos e desejamos mais sucesso. Que a Faculdade seja muito melhor do que já é”, finalizou.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, James Venturini, compartilhou que os últimos quatro anos ao lado do diretor foram de aprendizado intenso. “Para mim, foi um grande aprendizado estar ao lado do Marcelo nesses últimos anos. O fato de ter uma Famed muito mais organizada, mais bonita, uma Famed que tende a ter um respeito ainda maior, reflete na pessoa do Marcelo. Nós temos que manter essa qualidade, esse compromisso”, analisou.

O coordenador da Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Valter Aragão do Nascimento, ressaltou a importância do alinhamento e sintonia. “O Marcelo me ensinou muito essa questão de gestão, da necessidade de tratar todos os servidores com respeito e igualdade. Agradeço a colaboração de todos e enfatizo a importância da coordenação e da reitoria para o sucesso de projetos e obtenção de recursos”, encerrou.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Álvaro Herculano