Direito promove primeira edição de Jogos Jurídicos no Estado

Durante a programação da SPBC, o curso de Direito promoveu a primeira edição dos Jogos Jurídicos do Futuro – Inovação e Conhecimento. “A ideia dos jogos é do professor Sergio Braga, diretor da Faculdade de Direito da Uninove, com quem tive a satisfação de trabalhar, entre 2010 e 2016, quando planejei, criei e aprovei o programa de mestrado em Direito daquela universidade. Na época, desenvolvemos diversas atividades em conjunto. Os jogos estavam dentro de um projeto de criação e desenvolvimento de metodologias ativas na instituição. Nos jogos são feitas diversas atividades com inclusão de conteúdos éticos, informativos, jurídicos, além de trazer simulações com testes para fixação de conteúdos”, explica o professor da UFMS e um dos coordenadores Vladmir Silveira.

“Aqui em Campo Grande foi uma ideia minha em resposta tanto ao Conpedi, nossa sociedade científica, que busca sempre um maior diálogo com as demais áreas do conhecimento, como também fortalecer as relações transversais do Direito; a Fadir que está num processo de nacionalização e internacionalização, principalmente, após a abertura do mestrado e doutorado interinstitucional com a USP”, fiz Vladmir. Segundo o professor, os jogos do futuro foram pensados para envolver a graduação com participação fundamental dos mestrandos e doutorandos com professores de diversas instituições brasileiras.

A divulgação foi conduzida pela professora da Fadir Elisaide Trevisan, que, com o auxílio dos mestrandos e doutorandos da UFMS, divulgaram os jogos na UFMS e em diversos cursos de Direito da Capital e região, como também pelas redes sociais.

Os Jogos contaram com mais de 50 equipes inscritas de vários estados do Brasil. Cada equipe foi composta por três competidores que deveriam, obrigatoriamente, estar matriculados em qualquer semestre do curso de Direito e Ciências Jurídicas. “Por ser a primeira edição no Estado, tivemos uma excelente aceitação”, relata o professor. A competição se deu em três fases. Na eliminatória, as equipes competiram entre si em chaves, na classificatória, foram habilitadas as melhores de cada chave, que participaram da fase final. “Das equipes inscritas 18 delas estiveram presentes nos Jogos realizados na última quarta-feira (24) durante a SBPC”, diz Silveira.

A competição ocorreu na noite do dia 24. Estudantes e professores lotaram o espaço, localizado no Complexo Multiuso 1. O DJ e o mediador, professor Eudes Vitor Bezerra da Uninove, deram o tom animado da competição, que chamou a atenção até do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo, que prestigiaram o evento. “Muito interessante. É uma forma animada e divertida de medir os conhecimentos na área. Os professores e acadêmicos estão de parabéns”, comentou Turine. Essa edição dos Jogos contou também com a coordenação, além dos professores Vladmir e Eudes, dos professores Sérgio Pereira Braga (Uninove), Lucas Gonçalves da Silva (UFS), Elisaide Trevisam (UFMS) e Mariana Ribeiro Santiago (Unimar).

“Nós também viemos trabalhando com os alunos da graduação e do mestrado aqui da Universidade para que a gente pudesse organizar essa atividade”, comenta Yuri Lannes, Presidente da Federação Nacional de Pós-Graduandos em Direito (Fepodi). Foi uma ação que mobilizou toda a Faculdade de Direito da UFMS. “As disputas foram muito acirradas, as cinco perguntas não estão sendo suficientes até, porque os integrantes das chaves estão respondendo corretamente, o que tornou os jogos bastante competitivos. Foi muito bacana”, falou Yuri.

A diretora da Fadir Ynes da Silva Félix aprovou a iniciativa. “Os jogos foram excelentes, pois movimentaram a faculdade, uniram os estudantes, além de ajudarem a reciclar as informações. Essa ideia que o professor Vladmir lançou com certeza está incorporada às demais ações da Fadir”, comentou a professora.

“Tive a honra de participar dos Jogos Jurídicos aqui na UFMS. Foi uma edição muito legal. Nós promovemos esse evento há algum tempo em São Paulo. Trouxemos essa experiência para cá e observamos a participação tanto dos alunos das instituições públicas, mas também das particulares aqui do Estado. Foi um evento grandioso, ficamos maravilhados. Convidamos todos os alunos a ficarem atentos e participarem dos próximos”, destacou o professor Eudes.

Os campeões da competição foram os integrantes da equipe “Os estagiários”. Composta por estudantes da UFMS e da Universidade Católica Dom Bosco que atuam como estagiários juntos no Ministério Público Federal, eles participaram pela primeira vez de uma competição com essa natureza. “Foi muito divertido, muito bacana, é uma forma diferente de testar nossos conhecimentos a respeito de todas as áreas do Direito”, comentaram. A equipe foi composta pelos acadêmicos Gabriela Pereira, da UFMS, Luís Filipe e Rafaela Estolano, da UCDB. Em segundo lugar, ficou a equipe “Os Kelsenianos” da UFMS, composta pelos acadêmicos João Vitor Souza, Carlos Alberto Lourenço Filho e Sarah Jane Barbosa. Em terceiro lugar, ficou a equipe equipe “In dubio pra nós” da UCDB, composta por Deborah Yoshie Arima, Ana Beatriz Tomaz de Souza e Carlos Fernando de Castilho Sandim.  Os três primeiros colocados ganharam prêmios de R$ 1 mil, R$ 700 e R$ 500, respectivamente.

“Consideramos muito positivo o resultado geral, levando-se em consideração, principalmente, as dificuldades de divulgação no período de férias acadêmicas e por se tratar de uma novidade. Por outro lado, o engajamento dos alunos e também de parceiros que se envolveram no evento foi muito além do que esperávamos. O espirito de disputa saudável, animação de todos e o alto grau de acertos dos participantes fez a grande diferença que coroou essa primeira edição dos Jogos. Agora vamos pensar na continuidade dos jogos com outras edições melhores e maiores”, conclui o professor Vladmir.

Texto e fotos: Vanessa Amin