Diálogos atuais sobre Educação Física e esportes é tema de livro

Nesta sexta-feira, 13, às 15 horas, professores da Cidade Universitária e do Câmpus Pantanal (CPAN) lançam o livro Educação Física e Esportes: diálogos atuais. A obra contou com a participação de sete professores da UFMS e foi organizada pelo professor Carlo Henrique Golin (CPAN) e pelos professores da UFGD Manuel Pacheco Neto e Marcelo José Taques. O evento de lançamento tem apoio do edital EXT da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte e é coordenado pela professora da Faculdade de Educação da UFMS Edineia Aparecida Gomes Ribeiro e será realizado de forma remota, no canal da Diretoria de Escola de Extensão.

De acordo com Edineia, o livro e contou com a parceria interinstitucional de 34 pesquisadores oriundos de 13 instituições de ensino superior, situadas nas regiões centro-oeste, sudeste, sul e nordeste do Brasil, além do Distrito Federal. “A obra possui 17 capítulos, debatendo a pluralidade dos estudos na área de Educação Física, contemplando temas como esportes e as atividades físicas”, diz. O evento de lançamento será mediado pela professora Edineia e contará com a participação dos três organizadores, além dos professores da Unicamp Alcides José Scaglia  e Elaine Prodócimo, da USP Go Tani e da Unesp José Angelo Barela. Segundo Edineia, a obra foi parcialmente financiada pela Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte de Mato Grosso do Sul (CBCE/MS) e publicada pela Editora Fontoura. “Alguns exemplares físicos serão doados à Biblioteca Central da UFMS e da UFGD, para uso dos acadêmicos da área da Educação Física e dos interessados em atividades físicas e esportes. Para quem participar do evento haverá emissão de certificado de duas horas”, explica Edineia.

O livro

A parceria entre diferentes pesquisadores é refletida na pluralidade de proposições de estudos focando a Educação Física, os esportes e as atividades físicas no momento atual. Entre os temas estão: formação profissional, preconceito no âmbito escolar, pedagogia e sociologia do esporte, currículo cultural, corporeidade, políticas públicas e diálogos entre política e esporte, memórias da Educação Física e do esporte, promoção de atividades físicas, comportamento motor, reflexões sobre gênero e sexualidade nos jogos e na ludicidade, transtorno do espectro autista na dança e na atividade física, Educação Física na perspectiva da saúde e na formação de jovens e adultos e frequência cardíaca no esporte.

“Enquanto pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, trato, no capítulo 9 do livro, da relação com os estudos e as pesquisas sobre práticas de atividades físicas e esportivas no ambiente escolar, promovendo um modelo de escola ativa”, conta Edineia, que escreveu o texto com as professoras do CPAN Mariana Biagi Batista e Silvia Beatriz Serra Baruki. Para Edineia, o trabalho, nomeado Promoção das atividades físicas e esportivas: mova-se por uma escola ativa, ancora-se nos contextos extra e intraescolar, granjeando embasamento necessário às reflexões suscitadas pelas pertinentes proposições apresentadas que, perceptivelmente, são provenientes de sólidos referenciais teóricos, tais como documentos governamentais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a produção acadêmica sobre o tema em pauta. A discussão converge para o salutar registro dos quatro pressupostos básicos da escola ativa.

Ainda no capítulo 7, os professores do CPAN Carlo Golim e Rogério Zaim-de-Melo em parceria com o professor da rede municipal de ensino de Corumbá Gilson Pacola, tratam das políticas públicas de esporte escolar e as perspectivas em escolas municipais de Corumbá-MS na fronteira Brasil-Bolívia. Partindo do macro para o micro, o enfoque revela particularidades legislatórias relevantes, nos âmbitos nacional, estadual e municipal, assim contribuindo não apenas para o conhecimento dessas peças legislacionais, como também para a apreensão acerca de seus limites e de suas possibilidades em regiões fronteiriças com interação internacional, mormente no que concerne à implementação, à aplicabilidade concreta do que é previsto em suas estruturações frásicas, redacionais.

A docência na Educação de Jovens e Adultos sob o olhar de professores de Educação Física é abordada no capítulo 12 pelas professoras da UFMS Márcia Regina do Nascimento Sambugari e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Joelma de Souza Nogueira Dalarmi. De acordo com as pesquisadoras, “essa modalidade de ensino carece de pesquisas que a contemplem, não apenas para que suas características venham a lume, como também para que sua legitimação se robusteça cada vez mais entre a população, pois sua importância não é ínfima, posto que em nosso país as condições de vida atravancam a escolarização de muita gente.

O capítulo 11, está relacionado a um trabalho coletivo dos professores da UFMS Joel Saraiva Ferreira,  do integrante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde da UFSC Joel Carlos Valcanaia Ferreira, da UFRJ Julio Cesar de Souza, e a educadora física Ana Cristina Gomes de Lima e trata da formação e atuação em Educação Física na área da saúde. Os autores discutem aspectos políticos da saúde pública no Brasil e a Educação Física no cuidado e atenção à saúde, em seus diversos níveis.

Texto: Vanessa Amin