Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro) e a Semana Estadual do Idoso (Lei nº 4.796/2015), a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) realizou nesta quarta-feira (27) evento destinado aos idosos que participam de projetos na Instituição.
A UnAPI é um projeto de extensão coordenado pela professora Suzi Rosa Miziara Barbosa (Inisa), no sexto ano de atividade, por onde já passaram cerca de 130 idosos.
“A UnAPI vem amadurecendo, com implementação de novas ações, contato com outros cursos, sempre buscando oportunizar o desenvolvimento das habilidades dos idosos, de forma que eles sejam os protagonistas de seus envelhecimentos. Queremos que consigam se sentir acolhidos e inseridos nessa nova realidade digital”, diz a professora.
Além das pessoas idosas que frequentam a UnAPI/UFMS, o evento também teve a presença de públicos atendidos por outros projetos desenvolvidos na Clínica Escola, dentre estes as pessoas que recebem atenção do projeto “Assistência fisioterapêutica para inclusão social de idosos com doença de Parkinson e de Alzheimer”, coordenado pelo professor Gustavo Christofoletti – INISA.
Realizado na Clínica Escola Integrada, o evento teve palestras, como a “A importância da família e da afetividade na qualidade de vida das pessoas idosas”, proferida pela professora Nosimar Ferreira dos Santos Rosa – CPAQ, declamação do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, pela idosa Sônia Barbosa e apresentação musical com o professor Paulo Robson de Souza e Eduardo Ramirez Meza, chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento de Ações de Extensão, da Proece.